APOIO AO CLIENTE 2ª A SÁBADO

Limpeza8 min de leitura

Como lavar e limpar estores em menos tempo e com maior eficácia

Rainbow

Tânia Marques

Publicado a 23 fevereiro 2023

Rainbow

Se tem dúvidas sobre como lavar e limpar estores com rapidez e eficiência, temos as respostas para si.     
Leia o nosso artigo e siga as recomendações dos nossos especialistas em limpeza para lavar e limpar os estores de forma mais eficaz, poupando tempo.

 

como-lavar-e-limpar-estores-em-menos-tempo-e-com-maior-eficacia-rainbow.jpg

 

Sabe porque limpar os estores deve fazer parte da sua rotina doméstica?

Seja por falta de conhecimento ou de tempo, a limpeza dos estores, por vezes, é deixada para segundo plano. No entanto, os estores acumulam imensa sujidade, em especial nos dias de chuva.

A sujidade acumulada inclui pólen, pó e outros tipos de impurezas. O ar que passa pela janela, através dos estores, ajuda a trazer todas estas partículas para a sua casa. E com elas, vêm as alergias e, por vezes, até problemas respiratórios.   

Por isso, limpar os estores é fundamental para o seu bem-estar e o da sua família. A seguir, mostramos como lavar e limpar estores de uma forma mais eficaz e quais os materiais deve utilizar para rentabilizar o seu tempo.   
 

Quais os materiais necessários para lavar e limpar os estores?

Para lavar e limpar os seus estores, irá precisar de:

  • Escova/esponja macia;
  • Balde com água;
  • Detergente neutro ou da louça;
  • Aspirador de pó;
  • Pano para molhar;
  • Pano para secar.

Passo a passo de como lavar e limpar estores de acordo com os diferentes tipos de material

Veja agora como simplificar e tornar o processo de limpeza dos seus estores mais eficiente. Siga as nossas recomendações de limpeza e diga adeus à sujidade!   
 

Recomendações gerais de limpeza de estores

Para eliminar o pó dos estores, comece por aspirar a área a ser limpa, de cima para baixo. Utilize o bocal mais pequeno do aspirador para que a limpeza seja mais precisa.

Ao remover a sujidade e os detritos acumulados, será mais fácil eliminar as possíveis manchas que os estores ganham com o tempo.

Durante a limpeza dos estores, lembre-se das ranhuras. Para garantir que elimina toda a sujidade, recomendamos que utilize uma escova pequena. As escovas de dentes são uma boa solução que permite chegar aos espaços mais pequenos.   
 

Recomendações específicas de limpeza de estores

Nem todos os tipos de estores podem ser limpos da mesma forma e diferentes materiais requerem diferentes procedimentos. Para que possa lavar e limpar estores com eficácia, explicamos o que deve fazer e como pode adaptar a limpeza a cada tipo de estore.   
 

Lavar e limpar estores em tecido

 

Os estores em tecido têm uma maior tendência para ficar manchados. Recomendamos por isso que elimine as manchas o mais rápido possível, para que desapareçam com maior facilidade.

 

Para lavar estores de tecido da forma correta, é importante avaliar qual o tipo de tecido para que a limpeza seja o mais adequada possível. Recomendamos, sempre que possível, que verifique as instruções de lavagem. Regra geral, encontra as instruções na etiqueta dos estores. 

Na impossibilidade de verificar as instruções de lavagens, o melhor é evitar riscos desnecessários e lavar os estores à mão. Para isso, aconselhamos:

  • Misturar água com detergente neutro ou detergente da louça;
  • Usar uma escova ou esponja macia e passar com cuidado por todo o tecido, sempre na mesma direção, evitando um desgaste rápido do tecido ou que o mesmo fique demasiado húmido;
  • Deixar o estore secar ao natural.
     

Entre os cuidados a ter que contribuem para aumentar a vida útil deste tipo de estores, recomendamos:

  • Aspirar com regularidade o tecido;
  • Limpar as nódoas com a ajuda de toalhitas, por exemplo.  
     

Lavar e limpar estores de PVC

Os estores em PVC são mais resistentes do que outro tipo de estores, e por isso podem ser limpos de forma mais simples e rápida.

 

Os estores de PVC são os mais comuns e podem ser limpos com a ajuda de água e sabão neutro. Aconselhamos que siga os seguintes passos:

  • Misturar água e sabão ou detergente neutro num recipiente;
  • Esfregar toda a superfície do estore, com um pano humedecido na água e sabão;
  • Finalizar com um pano seco.
     

Em especial no caso de morar em andares altos, torna-se complicado limpar este tipo de estores por fora, devido ao perigo que isso representa. Por isso recomendamos que nestes casos desmonte o estore e faça a limpeza do estore numa mistura de água e sabão neutro. No final, passe um pano seco. 
 

Lavar e limpar estores venezianos

 

Os estores venezianos costumam ser mais frágeis e por isso deve ter um cuidado extra na hora da limpeza.

 

Para limpar os estores venezianos de forma simples e eficaz, basta uma pequena escova com cerdas macias. Passe a escova entre todas as frestas do estore para retirar a sujidade acumulada.

Se pretende uma limpeza mais profunda, misture água e um pouco de detergente neutro. Humedeça um pano na mistura e passe com cuidado no estore. 
 

Lavar e limpar estores verticais

 

Ao limpar estores verticais deve evitar dobrá-los, uma vez que as tiras podem ficar marcadas.

 

Os estores verticais têm a vantagem de serem amovíveis, o que facilita o processo de limpeza. Aconselhamos que utilize água fria para limpar os estores deste tipo, evitando assim que o tecido encolha. Ao fazer a lavagem à mão, procure seguir os seguintes passos:

  • Misturar água e detergente neutro num recipiente;
  • Humedecer uma esponja macia na mistura e passar com cuidado nos estores, de cima para baixo;
  • Passar um pano de microfibra no final para evitar o excesso de humidade;
  • Deixar as janelas abertas no final da lavagem para os estores poderem secar com maior facilidade.
     

Ao seguir estes conselhos será muito mais fácil limpar e lavar estores de uma maneira eficaz e duradoura. E, ao mesmo tempo, estará a cuidar da sua saúde e da sua família ao eliminar partículas indesejáveis.
 

 

Rainbow

Tânia Marques

Publicado a 23 fevereiro 2023

Artigos Relacionados