APOIO AO CLIENTE 2ª A SÁBADO
ENVIO GRAtUITO EM ENCOMENDAS SUPERIORES A 100€
SERVIÇO PÓS-VENDA
10 ANOS DE GARANTIA DO MOTOR
Publicado a 25 julho 2025
Um sofá confortável e bem cuidado é uma parte importante da casa. Mas sabemos que os acidentes acontecem. Seja óleo, molho ou outra substância gordurosa, uma mancha pode ser motivo de preocupação.
Se precisar de limpar o seu sofá manchado de uma mancha de gordura, siga estes passos simples e eficazes.
Assim que acontecer um acidente com gordura, deve agir com rapidez, pois assim diminui as hipóteses de a mancha se fixar no tecido do sofá.
O primeiro passo é retirar o excesso da substância gordurosa com papel absorvente ou com um pano limpo. Mas evite pressionar em demasia: faça movimentos suaves para cima e para baixo. Assim, consegue absorver a gordura sem espalhar ainda mais a mancha pelo tecido.
Troque o papel absorvente ou pano várias vezes durante o processo, até notar que já não há gordura a sair do tecido.
Depois de absorver toda a gordura que conseguir, está na hora de lavar a mancha. Existem vários produtos caseiros eficazes para limpar sofá manchado com gordura que, provavelmente, já tem na sua cozinha.
O detergente neutro é uma das soluções mais seguras e eficazes para limpar um sofá manchado com gordura. Por não conter corantes nem químicos agressivos, limpa a mancha sem danificar o tecido.
Misture algumas gotas do detergente num recipiente com água morna para criar uma solução de limpeza e, depois, aplique sobre o tecido.
Limpar o sofá manchado usando bicarbonato de sódio é, também, uma opção muito eficaz. Espalhe uma camada generosa do pó sobre a mancha e deixe atuar cerca de 15 minutos. O bicarbonato absorve a gordura e facilita a limpeza posterior.
Pode também fazer uma pasta com bicarbonato e água, útil para as manchas mais difíceis. Aplique essa pasta sobre a mancha e deixe atuar durante cerca de 20 minutos antes de remover.
Saber aplicar os produtos é fundamental para garantir uma limpeza eficaz. Após preparar o produto escolhido, siga estes passos para limpar o seu sofá manchado, sem correr riscos:
Após limpar o sofá manchado, é fundamental garantir que o tecido fica bem seco. Isto evita odores desagradáveis e manchas permanentes provocadas pela humidade residual.
Abra as janelas e permita que o sofá receba ventilação de forma natural. Se possível, coloque uma ventoinha direcionada para a área limpa, acelerando o processo de secagem.
Após estar seco na totalidade, verifique se a mancha desapareceu. Caso ainda seja visível, repita o procedimento desde o início. Insista até que a mancha desapareça.
Para evitar manchas futuras, pode utilizar capas protetoras ou aplicar um impermeabilizante específico para tecidos. Assim, protege o sofá de manchas gordurosas e outros acidentes domésticos.
Se, após várias tentativas caseiras, a mancha permanecer visível ou persistir um odor desagradável, considere recorrer a serviços profissionais.
Os equipamentos profissionais têm maior eficácia na remoção de manchas profundas e persistentes e são mais recomendados para sofás delicados ou de valor mais elevado.
Se preferir uma solução mais económica, pode também recorrer à Rainbow SRX. Ao usar a escova motorizada e o acessório para lavagem de estofos Minijet para limpar o seu sofá manchado garante uma limpeza profunda da sujidade e manchas difíceis. Por ser um investimento a longo prazo, evita gastos elevados em limpezas profissionais frequentes e mantém sempre o seu sofá impecável.
Rute Silva
Publicado a 25 julho 2025