APOIO AO CLIENTE 2ª A SÁBADO

Limpeza8 min de leitura

Como limpar de forma correta o seu colchão e garantir boas noites de sono

Rainbow

Tânia Marques

Publicado a 31 maio 2022

Rainbow

A limpeza de colchões nem sempre se revela uma tarefa fácil, mas ainda assim é importante que seja feita com regularidade. Deste modo estará a evitar alergias e dormirá com uma maior tranquilidade. Além de utilizar um sistema de limpeza eficaz para a aspiração, existem outros métodos que deve considerar.

De modo a que possa limpar e desinfetar o seu colchão de uma maneira simples e eficaz, ao longo deste artigo damos-lhe várias dicas, para que esteja sempre limpo e fresco.

Com que regularidade se deve fazer a limpeza de colchões?

O sono é fundamental para uma vida equilibrada e para uma boa saúde e um colchão bem tratado ajuda a que durma melhor e num ambiente mais fresco e limpo. Ao limpar o colchão está a reduzir a presença de ácaros e outros bichos que lhe podem provocar alergias e irritações na pele e nos olhos, ou dores de cabeça.

A limpeza do colchão deve ser feita em profundidade pelo menos uma vez por ano, ainda que ao longo do ano o colchão seja aspirado e limpo de um modo parcial. Deste modo irá também evitar o excesso de manchas e de maus cheiros.

Porque é que é importante limpar e desinfetar bem o seu colchão?

A limpeza de colchões é importante, uma vez que, estará a evitar desenvolver alergias que podem surgir a partir de fungos, bactérias ou ácaros. Este tipo de microorganismos vão-se entranhando no colchão e até podem levar a doenças respiratórias, e por isso devem ser combatidos.

No caso das manchas, é importante que a limpeza seja o mais rápida possível, de modo a evitar que fiquem marcadas de forma definitiva no colchão ou que a cor sofra alterações. Quanto mais tempo passar, mais difícil se torna remover a mancha.

4 dicas para manter sempre o colchão impecável

Para que o seu colchão se mantenha sempre bem tratado, reunimos aqui algumas dicas que deve seguir. Deste modo o seu colchão terá uma maior durabilidade e irá manter-se durante muito mais tempo com aspecto de novo.

 

infografico-5-dicas (1).jpg

Aspire o colchão

Aspirar o colchão é sempre uma boa ideia, uma vez que dessa forma é possível remover partículas que se vão acumulando no colchão.

Ao aspirar também evita estragar o tecido do colchão, dado que alguns produtos de limpeza podem ser incompatíveis com certos tecidos. Ao limpar e desinfetar o colchão deve sempre verificar que tipo de produtos podem ser utilizados na limpeza de colchões.

Vire o colchão com regularidade

Uma maneira simples de evitar que o que o colchão se deforme mais no lado que usa para dormir é ir alternando o lado que está virado para cima, rodando o colchão entre estações, por exemplo. Ainda assim, nem todos os colchões têm essa possibilidade, dadas as diferentes camadas que os constituem.

Deixe o colchão arejar

Arejar os lençóis e o colchão com frequência é fundamental para evitar a humidade e o aparecimento de fungos e ácaros, que têm uma maior aptidão para se desenvolver em ambientes mais quentes.

Os fungos e ácaros são invisíveis, mas são dos principais responsáveis por alergias e doenças respiratórias, tal como a asma, por exemplo. Sendo a cama um ambiente quente, é propício à criação destes bichos.

Por essa razão, recomendamos que abra uma janela ou varanda e que deixe o colchão a arejar durante alguns minutos. Ao arejar o colchão opte por um local e uma hora propícios a que o colchão possa receber a luz do sol, de preferência.

Use uma capa protetora no colchão

Para que a limpeza de colchões se torne mais fácil, aconselha-se o uso de uma capa protetora. Deste modo consegue evitar que a sujidade proveniente da transpiração, por exemplo, entre em contacto com o colchão.

Saiba como a Rainbow pode fazer a diferença na limpeza de colchões

Em conjunto com os métodos referidos acima, que ajudam a evitar a acumulação de ácaros, ao utilizar a Rainbow conseguirá limpar e desinfetar o colchão de uma forma muito mais simples e rápida.

A Rainbow é um sistema de limpeza e de higiene, que aspira e consegue eliminar odores desagradáveis. É um sistema certificado que lhe permite remover até as partículas mais difíceis e também as poeiras suspensas no ar.

Ao usar a Rainbow para aspirar o seu colchão irá poupar tempo na limpeza de colchões e irá com certeza ter noites de sono mais descansadas.

 

Rainbow

Tânia Marques

Publicado a 31 maio 2022

Artigos Relacionados