APOIO AO CLIENTE 2ª A SÁBADO
ENVIO GRAtUITO EM ENCOMENDAS SUPERIORES A 100€
SERVIÇO PÓS-VENDA
10 ANOS DE GARANTIA DO MOTOR
Rute Silva
Publicado a 11 agosto 2023
Se pretende saber como fazer a limpeza de paredes pintadas, com este artigo vai aprender tudo de forma simples e sem danificar quaisquer materiais.
Além disso, ainda vai saber mais sobre a importância de limpar as paredes, quais os diferentes cuidados que deve ter consoante o tipo de parede e quais os melhores procedimentos para uma limpeza totalmente eficiente.
Sabia que as paredes pintadas devem ser limpas com regularidade? Uma limpeza regular evita a acumulação de sujidade difícil de remover. Dessa forma, estará a evitar o uso de produtos abrasivos, indicados para limpezas mais extremas. Por outro lado, uma limpeza frequente ajuda a preservar a tinta durante muito mais tempo.
Para que a limpeza de paredes se torne mais fácil estas são algumas recomendações que deve seguir:
Limpar o pó das paredes é uma forma fácil de evitar o aparecimento de manchas, que se podem tornar muito complicadas de eliminar.
Nesse sentido, recomendamos que use um aspirador na parede, pelo menos uma vez por semana, para evitar que o pó se acumule.
As manchas e nódoas nas paredes são um problema, em especial para quem tem crianças pequenas ou animais em casa, que com mais facilidade tocam nas paredes de forma indevida. Se esse é o seu caso e se limpar a mancha de imediato, assim que a vir, irá conseguir manter as suas paredes limpas e sem manchas.
Abrir as janelas é fundamental para evitar humidade e o consequente aparecimento de mofo e bolor nas paredes. Se existirem compartimentos sem janelas ou varandas, opte por usar um desumidificador.
Para ser o mais eficiente possível, é importante que a limpeza de paredes pintadas seja adaptada a cada tipo de tinta:
A limpeza de paredes com tinta à base de água deve ser feita com bastante cuidado, uma vez que este tipo de tinta tem uma maior tendência para desvanecer. Por isso, e para que a cor se mantenha impecável, o que deve fazer é:
Este método pode também ser utilizado na limpeza de paredes com tinta fosca.
Para a limpeza de paredes com tinta acrílica, pode ser utilizado o mesmo processo de limpeza das paredes com tinta à base de água. No entanto, por ser um tipo de tinta mais resistente, pode também receber outro tipo de procedimentos como, por exemplo:
Se as suas paredes são brancas, considere seguir este procedimento:
Ao fazer a limpeza, tenha sempre cuidado com a quantidade de água utilizada, uma vez que pode levar ao excesso de humidade, em especial no caso de paredes brancas.
A tinta acetinada costuma ser mais resistente ao mofo e ao bolor, e por isso, as paredes com este tipo de tinta costumam ser mais fáceis de limpar. Muitas vezes basta apenas passar um pano húmido. Ainda assim, se quiser fazer uma limpeza mais profunda, pode seguir os seguintes passos:
No caso de ter papel de parede deve também ter alguns cuidados. O papel de parede por ser mais delicado exige uma maior atenção. Para que o papel se mantenha impecável, deve fazer o seguinte:
Ao seguir estas recomendações, a limpeza das suas paredes pintadas torna-se muito mais simples e evitará fazer limpezas profundas, ou que pequenas manchas se transformem em grandes dores de cabeça com o tempo.
Rute Silva
Publicado a 11 agosto 2023