APOIO AO CLIENTE 2ª A SÁBADO

Limpeza8 min de leitura

Descubra a forma mais eficaz de limpar bolor e manchas de humidade das paredes

Rainbow

Rute Silva

Publicado a 5 julho 2023

Rainbow

A humidade pode causar manchas bastante desagradáveis nas paredes, nem sempre fáceis de remover. Se pretende descobrir qual a melhor forma de limpar bolor de paredes, este artigo é para si. 

Explicamos-lhe o que deve fazer para tirar mofo e fazer a limpeza de humidade das paredes passo a passo.
 

4 formas simples de limpar o bolor das paredes

O mofo e o bolor nas paredes são um problema mais comum do que se possa pensar. Em zonas como a casa de banho, é necessária uma maior atenção, uma vez que são mais propensas a acumular humidade e o bolor pode causar problemas respiratórios e reações alérgicas.

Tirar mofo e limpar bolor de paredes pode deixar de ser uma dor de cabeça, se seguir os métodos adequados. Deixamos, por isso, algumas recomendações que tornam a limpeza de humidade das paredes mais fácil e que afastam o reaparecimento do bolor:
 

Misturar bicarbonato de sódio e vinagre branco

 

descubra-a-forma-mais-eficaz-de-limpar-bolor-e-manchas-de-humidade-das-paredes-bicarbonato-de-sodio-rainbow.jpg

 

O bicarbonato de sódio e o vinagre branco são ótimos aliados na hora de limpar bolor de paredes. Para remover as manchas com a ajuda destes dois ingredientes, deve:

  • Misturar, num borrifador, alguns mililitros de vinagre branco e um pouco de bicarbonato de sódio;
  • Aplicar a mistura na parede e deixar atuar por cerca de 10 minutos;
  • Retirar a mistura com a ajuda de um pano seco.

O bicarbonato de sódio pode também ser combinado com detergente neutro e sal, para formar uma pasta. Aplique a mistura no local do bolor, deixe repousar durante cinco minutos e esfregue com uma esponja.
 

Aplicar água oxigenada

 

descubra-a-forma-mais-eficaz-de-limpar-bolor-e-manchas-de-humidade-das-paredes-agua-oxigenada-rainbow.jpg

 

Outra alternativa para limpar bolor de paredes é água oxigenada, que além de remover a mancha da parede, ajuda também na desinfeção. Estes são os passos a seguir:

  • Colocar a água oxigenada na mancha de bolor ou mofo e deixar atuar durante cerca de 15 minutos;
  • Esfregar bem com uma escova ou esponja;
  • Secar com um pano seco.
     

Utilizar detergente neutro

 

descubra-a-forma-mais-eficaz-de-limpar-bolor-e-manchas-de-humidade-das-paredes-detergente-neutro-rainbow.jpg

 

O detergente neutro, além de atuar de forma rápida para limpar bolor de paredes, pode também ser aplicado em papel de parede. Para isso deve:

  • Colocar um pouco de detergente num pano macio, um pouco húmido. Pode também usar uma esponja macia;
  • Passar na mancha de bolor, em movimentos suaves, até que a mancha desapareça;
  • Secar com um pano limpo.

Estas sugestões podem ser aplicadas para limpar bolor de paredes, mas também na limpeza de outro tipo de superfícies, como tetos ou rodapés. Recomendamos que use luvas para proteger a pele das mãos, durante o processo.
 

Usar uma máquina para lavar paredes

Para tornar mais simples a limpeza de humidade nas paredes, uma máquina própria para lavar paredes pode ser uma boa aliada aos métodos mencionados acima. O sistema de limpeza Rainbow inclui uma escova própria para paredes e tetos, que permite limpar bolor de paredes de forma rápida e sem grande esforço.

Com a Rainbow, é possível remover da parede e do ar partículas causadoras de alergias e doenças do sistema respiratório, graças ao sistema de filtragem à base de água e ao filtro HEPA. 

Como a Rainbow limpa apenas com o poder da água, evita a utilização de produtos químicos que podem ser nocivos para os materiais e para a saúde da família.
 

Limpar bolor de paredes: questões frequentes

 

descubra-a-forma-mais-eficaz-de-limpar-bolor-e-manchas-de-humidade-das-paredes-limpar-rainbow.jpg

 

Além dos produtos a usar, surgem muitas vezes questões relacionadas com o que fazer para evitar o bolor, ou se é possível pintar uma parede com mofo, por exemplo. 

Descubra a resposta a algumas dessas questões.
 

Como evitar que o bolor se propague?

Arejar a casa é um hábito que faz a diferença no bem-estar e que ajuda a evitar o aparecimento de bolor nas paredes. Ao abrir as janelas, está também a impedir que ácaros e bactérias se instalem nas superfícies.

Este tipo de partículas desenvolve-se com maior facilidade em ambientes quentes e húmidos. Por isso, deve garantir que as várias divisões da casa têm acesso à luz solar e ar fresco

No caso de ter divisões sem janelas, opte por deixar as portas abertas, ou recorra a um aparelho ventilador/desumidificador.
 

O que fazer para controlar a humidade na casa de banho?

No final de um banho, é normal que a casa de banho ganhe bastante humidade. Por isso, coloque as toalhas a secar fora da casa de banho, evitando que a humidade permaneça.
 

É possível pintar uma parede com bolor?

Antes de fazer qualquer tipo de pintura nas paredes, deve sempre fazer uma limpeza profunda e garantir que está livre de bolor. Ao deixar o bolor por baixo da tinta, ele irá reaparecer mais cedo ou mais tarde.

Sugerimos que a pintura seja feita em dias quentes e secos, uma vez que a secagem será mais rápida e evitará a humidade durante o processo.

Estas são as formas mais simples de limpar bolor de paredes e de evitar que a humidade em excesso dê origem a manchas desagradáveis. Ao seguir estas recomendações além de contribuir para uma melhor higiene das paredes, contribui para uma melhor saúde familiar e livre de bactérias perigosas.

Rainbow

Rute Silva

Publicado a 5 julho 2023

Artigos Relacionados