APOIO AO CLIENTE 2ª A SÁBADO

Limpeza8 min de leitura

Fique a conhecer 3 passos importantes para uma limpeza de colchões eficaz

Rainbow

Tânia Marques

Publicado a 12 janeiro 2023

Rainbow

Ter um colchão limpo e livre de odores é essencial para boas noites de sono, mas são várias as dúvidas sobre quais os passos a seguir para uma limpeza de colchões eficaz e duradoura. Como têm tendência para acumular ácaros e outro tipo de bactérias prejudiciais à saúde, uma higienização regular é muito importante.

Para que possa manter o seu colchão sempre impecável, neste artigo explicamos alguns passos que deve seguir para os diferentes tipos de limpeza de colchões.

Qual a importância de uma limpeza de colchões regular, para a sua saúde?

A sujidade presente no colchão nem sempre é fácil de identificar à primeira vista, mas no entanto vai acumulando e dando origem a maus odores e manchas. Esta acumulação de bactérias prejudiciais, acaba por se manifestar em problemas de saúde, em especial ao nível da saúde respiratória.

Ao limpar o colchão de forma correta, além de conseguir melhores noites de sono, consegue evitar:

  • Dores de cabeça;
  • Irritações nos olhos e na pele;
  • Alergias;
  • Desenvolvimento de asma ou outras doenças respiratórias.

Além disso, ao assegurar a correta manutenção do colchão está a garantir uma maior durabilidade do mesmo.

Guia essencial para uma limpeza de colchões simples e duradoura

Para uma limpeza de colchões eficiente é sempre importante verificar o tipo de tecido do colchão, em especial, na remoção de manchas. Isto porque um procedimento de limpeza mal feito pode causar uma mancha ainda maior. Para evitar estragos, abaixo damos-lhe alguns conselhos que tornam a limpeza de colchões mais fácil:     

Aspire o colchão com regularidade

2-fique-a-conhecer-3-passos-importantes-para-uma-limpeza-de-colchoes-eficaz-rainbow.jpg

Passar o aspirador no colchão pelo menos uma vez por semana, faz a diferença na acumulação de pó, ácaros e outras bactérias prejudiciais à saúde e a boas noites de sono. 

Sempre que for trocar os lençóis da cama aproveite para deixar o colchão arejar um pouco, e depois passe o aspirador. Arejar o colchão ajuda a que a humidade esteja menos presente e a evitar o aparecimento de mofo.    

Use uma capa protetora

3-fique-a-conhecer-3-passos-importantes-para-uma-limpeza-de-colchoes-eficaz-rainbow.jpg

Ao usar uma capa protetora impermeável, a limpeza de colchões torna-se muito mais fácil e prática, uma vez que a capa impede que o colchão seja alvo de nódoas. Esta capa deve depois ser lavada com regularidade, em conjunto com lençóis e cobertores.    
Recomendamos ainda que, se for possível, vire o seu colchão a cada duas semanas, para evitar que um lado fique mais deformado do que outro e mais sujeito a manchas.    

Evite deixar as manchas no colchão durante muito tempo

4-fique-a-conhecer-3-passos-importantes-para-uma-limpeza-de-colchoes-eficaz-rainbow.jpg

As manchas deixadas no colchão tornam-se mais difíceis de remover com o tempo e por isso o ideal é que atue o mais depressa possível. Algumas técnicas que pode utilizar para as manchas mais complicadas são as seguintes:    

Manchas de mofo

As manchas de mofo no colchão podem aparecer de forma inesperada, e para acabar com elas deve deixar o seu colchão a arejar ao sol, durante algumas horas. Assim conseguirá retirar o cheiro a mofo com maior facilidade.

De seguida, pode usar vinagre branco ou bicarbonato de sódio. Se usar bicarbonato de sódio, misture o mesmo com água oxigenada, e esfregue bem por cima da mancha com a ajuda de uma escova de dentes antiga. No fim, coloque de novo o colchão a arejar.   

Manchas amarelas

As manchas amarelas são as mais comuns em colchões, mas podem ser contornadas recorrendo a água, vinagre e bicarbonato de sódio:

  • Comece por misturar o vinagre e água e borrife em todas as manchas amareladas; 
  • Depois polvilhe com bicarbonato de sódio e deixe atuar durante cerca de 01h30;
  • No final, esfregue com um pano húmido, até deixarem de existir manchas.

Outra possibilidade é misturar água com detergente, esfregar com uma esponja húmida nas manchas, e no fim deixar secar ao sol.

Manchas de urina

Em especial para quem tem crianças pequenas, as manchas de urina podem ser frequentes e dificultar a limpeza de colchões. Para as remover pode recorrer de novo ao bicarbonato de sódio, água morna e ainda sabão em pó:

  • Em primeiro lugar aplique o bicarbonato de sódio sobre a mancha, durante cerca de meia hora, para que a mancha fique mais clara;
  • De seguida, misture a água e o sabão em pó, até formar espuma e com uma esponja esfregue bem;
  • No fim, passe um pano húmido para remover a mistura.

Manchas de sangue

As manchas de sangue também podem ser comuns e mais uma vez quanto mais cedo forem removidas, melhor. Para eliminar este tipo de manchas do colchão deve utilizar um pano húmido com algumas gotas de detergente neutro e esfregar bem no local da mancha.

Deixe depois secar bem o colchão, para evitar que a humidade se transforme em mofo ou outro tipo de sujidade.

Ao seguir estes conselhos, irá notar que é possível fazer uma limpeza de colchões eficaz de forma simples. Assim poderá ter noites de sono mais tranquilas, e livres de partículas indesejáveis, assim como uma melhor saúde ao nível respiratório.

 

Rainbow

Tânia Marques

Publicado a 12 janeiro 2023

Artigos Relacionados