APOIO AO CLIENTE 2ª A SÁBADO

Limpeza8 min de leitura

Guia de limpeza para tirar manchas do sofá e deixá-lo como novo

Rainbow

Tânia Marques

Publicado a 31 maio 2022

Rainbow

O sofá é uma das peças de mobiliário mais usadas em qualquer lar. No dia a dia em família, ou quando recebe visitas em casa, podem acontecer derrames, ou outros percalços, que acabam por deixar manchas no sofá. Ter um bom equipamento de limpeza em casa ajuda a tirar manchas do sofá com maior facilidade, mas há outros aspetos a ter em conta.

Neste artigo, reunimos algumas dicas para que possa escolher a melhor maneira para limpar e tirar manchas do sofá e manter esta peça sempre bonita e limpa. Fique a conhecer os diferentes métodos de limpeza de sofás disponíveis e descubra qual o mais adequado ao seu caso.

Guia de limpeza para tirar manchas do sofá

Muitas vezes, uma tentativa apressada de remover uma pequena nódoa acaba por formar uma mancha no sofá ainda maior. Isto acontece quando se usam produtos incorretos ou quando se aplicam métodos inadequados ao material do sofá.

Assim, se pretende remover com eficácia uma mancha do seu sofá, mantenha a calma e siga as seguintes dicas:

Analise o tipo de manchas do sofá

Por vezes, em casas com animais de estimação ou com crianças, quando percebemos que existe uma mancha no sofá, nem sabemos como se formou. No entanto, para a poder eliminar na totalidade é preciso analisar a sua origem.

As causas para as manchas do sofá são muito variadas mas há algumas mais comuns, como nódoas de vinho, de caneta ou marcadores, de fruta ou de gordura. Assim, antes de avançar para a limpeza, tente perceber o tipo de mancha.

Verifique a etiqueta com instruções de limpeza

Tal como nas peças de roupa, em quase todos os sofás existem etiquetas com as recomendações de limpeza. Certos materiais só podem ser limpos a seco e outros são sensíveis a temperaturas elevadas, o que impede a limpeza a vapor.

Para prevenir danos, verifique sempre estas indicações no seu sofá.

Tenha em atenção o material do sofá

Antes de aplicar qualquer produto, mesmo que seja apenas água, confirme se o material que vai limpar é resistente a essa aplicação.

Existem muitas opções de produtos e métodos para limpar um sofá manchado, mas é essencial adequar essas soluções aos materiais que compõem o seu sofá para o manter sem danos.

Teste os produtos que vai usar

Depois de todos os cuidados acima referidos, é também recomendável fazer um teste numa zona escondida do sofá. Aplique uma pequena dose do produto nessa área, deixe secar e verifique se o material se mantém em bom estado. Se assim for, é seguro aplicar o produto para limpar o sofá manchado.

3 Soluções para limpar um sofá manchado

Se identificou uma nódoa no seu sofá é importante selecionar o método de limpeza mais apropriado. Muitas vezes, uma simples passagem com um pano limpo e húmido é suficiente para tirar manchas de um sofá.

No entanto, para nódoas mais difíceis, ou para materiais mais sensíveis, é necessário recorrer a soluções adequadas para uma limpeza mais abrangente e eficaz.

Estas são as soluções de limpeza mais habituais para limpar um sofá manchado:

infografico-3-solucoes.png

Limpeza tradicional do sofá com água

Usar água ou uma solução de limpeza aquosa e um pano é a forma mais tradicional de lavar um sofá. Tenha sempre o cuidado de usar um pano limpo e prefira detergentes neutros ou soluções à base de produtos naturais, como o vinagre ou o bicarbonato de sódio.

Limpeza do sofá a vapor

A limpeza a vapor pode ser usada em muitos materiais e é muito eficaz. Para além de remover nódoas mais difíceis, ainda higieniza e elimina agentes patogénicos garantindo uma higienização mais profunda do seu sofá.

Limpeza do sofá a seco

A limpeza a seco de sofás é feita aplicando produtos específicos, que consistem num pó ou numa espuma. Depois de atuarem durante um certo tempo sobre o material, devem ser bem aspirados até serem removidos na totalidade.

unnamed (3).png

Mantenha o seu sofá impecável com o Sistema de Limpeza Rainbow

Os acidentes acontecem e, no dia a dia, sujar um sofá é algo muito habitual em qualquer casa. Limpar um sofá manchado, ou encardido, pode ter uma solução simples, sem precisar de recorrer a serviços profissionais.

Para manter a higiene da sua casa existem hoje equipamentos completos e versáteis que permitem limpar qualquer superfície. O sistema Rainbow acumula diversas funcionalidades para a limpeza do sofá, incluindo aspiração, lavagem e desinfeção de superfícies.

 

Para eliminar em segurança manchas do sofá, o sistema Rainbow permite iluminar a área a lavar com as suas luzes LED. Depois, basta escolher o acessório mais adequado para aspirar, lavar e remover manchas com eficácia.

Descubra todos os benefícios e aplicações desta solução de limpeza e conserve os seus sofás sempre limpos.

 

Rainbow

Tânia Marques

Publicado a 31 maio 2022

Artigos Relacionados