APOIO AO CLIENTE 2ª A SÁBADO

Limpeza8 min de leitura

Os melhores truques para conseguir uma limpeza de sofás profissional em casa, passo a passo

Rainbow

Marina Teixeira

Publicado a 13 janeiro 2023

Rainbow

Manter os sofás limpos nem sempre tem que ser uma dor de cabeça e, se seguir os conselhos certos de limpeza de sofás, esta tarefa pode tornar-se muito mais fácil. Saiba como pode limpar o seu sofá em casa, sem recorrer a empresas, e mesmo assim conseguir resultados profissionais.

Neste artigo damos-lhe a conhecer:

  • Quais os passos a seguir para uma limpeza de sofás eficaz;
  • Como é feita a limpeza profissional;
  • Como conseguir resultados profissionais com a Rainbow e economizar ao mesmo tempo.

4 truques para uma limpeza de sofás completa

O sofá é muitas vezes o sítio ideal para relaxar e descansar. Por isso, e para que possa manter o seu sofá livre de germes e nódoas que podem causar maus odores e desconforto, preparámos algumas sugestões que podem ser úteis:

3-os-melhores-truques-para-conseguir-uma-limpeza-de-sofas-profissional-em-casa-passo-a-passo-rainbow.jpg

Conhecer o material do sofá

Em primeiro lugar é importante conhecer bem o tipo de material do sofá, uma vez que nem todos os tecidos são iguais, e por isso requerem intervenções diferentes. O ideal é consultar a etiqueta do sofá, onde estão identificados o tipo de tecido e as formas de limpeza mais indicadas.

Ao seguir estas instruções evita causar manchas no sofá ou estragar tecidos mais delicados.

Aspirar o sofá

Para uma limpeza de sofás mais eficaz, aspirar uma vez por semana pelo menos, faz toda a diferença. Ao evitar a acumulação de pó e outro tipo de bactérias, será mais fácil controlar os maus odores e manter o sofá confortável.

O pó acumulado sobre o tecido do sofá pode também contribuir para a perda de cor e para um envelhecimento mais rápido. Para uma aspiração bem feita, siga estes passos:

  • Comece pelos cantos e aspire devagar e em vários sentidos, para que todo o pó seja bem absorvido;
  • Se necessário, arraste o sofá para que se torne mais fácil de aspirar - no caso de estar encostado a uma parede, por exemplo;
  • Retire as almofadas e aspire-as de ambos os lados, aproveitando para aspirar a parte de dentro do sofá.

Lavar capas removíveis

As capas removíveis são bastante úteis pois ajudam a proteger o sofá de manchas indesejáveis. No entanto, também estas devem ser lavadas com regularidade, seguindo as instruções indicadas na etiqueta. O mesmo serve para mantas que sejam colocadas por cima do sofá.

Com este cuidado, pretende-se evitar que a capa ganhe um aspeto velho ou encardido. Por isso, além de lavar, aspire também com frequência e tenha atenção a pequenas nódoas que possam surgir.

Limpar as manchas o mais rápido possível

Seja no sofá ou na capa protetora, quando mais depressa as manchas forem detetadas, mais fáceis se tornam de remover. Ainda que se deva ter sempre muita atenção às instruções de lavagem de cada tipo de tecido, há algumas técnicas que pode usar na limpeza de sofás e remoção de nódoas, tais como:

  • Borrifar com água, bicarbonato de sódio, vinagre e um pouco de detergente neutro, esfregando a mistura com uma escova de dentes no local da mancha. No fim, passar um pano seco;
  • Se preferir pode também colocar apenas o bicarbonato de sódio e deixar atuar, passando depois a escova e aspirando no final. Este cuidado é indicado para tecidos que possam ficar manchados com líquidos.
2-os-melhores-truques-para-conseguir-uma-limpeza-de-sofas-profissional-em-casa-passo-a-passo-rainbow.jpg

Segredos de uma limpeza de sofás profissional

Mesmo tendo todos os cuidados, algumas manchas revelam-se muito difíceis de remover, em especial nos tecidos mais complicados. Nestes casos a ajuda profissional pode ser uma grande mais-valia. Alguns dos procedimentos feitos por profissionais na limpeza de sofás são:

Lavagem a seco

Para que a limpeza de sofás se torne mais duradoura, os profissionais adaptam o mais possível o procedimento ao tipo de tecido. O objetivo é que seja feita uma limpeza profunda por dentro e por fora do sofá. 

Por isso, estes especialistas recorrem a aparelhos de limpeza específicos para a remoção de todo o tipo de partículas nocivas e que contribuem para a remoção de nódoas. Este tratamento evita o aparecimento de micro-organismos prejudiciais no futuro.    

Poupança de tempo

Com a ajuda de sistemas de limpeza com um avançado sistema de filtragem, é possível fazer a limpeza de sofás com rapidez e eficácia. Muitas vezes ao seguir os métodos tradicionais, acaba por perder-se muito tempo, podendo até mesmo obter-se resultados insatisfatórios.

Com o sistema de limpeza adequado é possível obter uma limpeza profunda e eliminar os maus odores em tempo recorde.   

Impermeabilização do sofá

O processo de impermeabilização traduz-se na aplicação de um produto impermeabilizante que permite impedir, com a ajuda de um pulverizador, que líquidos passem para o interior do sofá. Desta forma, o tecido fica mais protegido, e livre de manchas causadas por elementos líquidos.

Este tratamento ajuda também no combate aos fungos e ácaros, que muitas vezes contribuem para o aparecimento de alergias, irritações na pele ou olhos e dores de cabeça.  

Como conseguir uma limpeza de sofás profissional com a Rainbow?

Para resultados duradouros e eficazes, muitas empresas de limpeza de sofás ao domicílio usam a Rainbow como aliada de uma limpeza profissional. O sistema de limpeza da Rainbow tem acessórios que tornam possível a remoção rápida de manchas e de partículas indesejadas.

4-os-melhores-truques-para-conseguir-uma-limpeza-de-sofas-profissional-em-casa-passo-a-passo-rainbow.jpg

Para conseguir resultados profissionais com o sistema de limpeza da Rainbow, basta seguir os seguintes passos:

  • Deitar água no reservatório do aparelho. Este sistema de limpeza usa a água para remover com eficácia a sujidade e as partículas invisíveis aos olhos. Isto é feito com a ajuda do filtro HEPA, que retém 99,97% das partículas nocivas como ácaros e pó;
  • Colocar a escova própria para sofás no sistema de limpeza da Rainbow. Esta escova vem incluída na gama de acessórios incluída no kit inicial e permite eliminar todo o pó e ácaros existentes no sofá;
  • Para uma limpeza mais profunda, pode utilizar o RainbowMate para aspirar e o MiniJet para a lavagem de estofos e remoção de manchas.

Em poucos minutos tem a limpeza de sofás feita. Ao ter a sua própria Rainbow, pode obter uma limpeza profissional, sem os custos elevados que uma equipa profissional tem. Por isso, consegue poupar tempo e custos. 

Além disso, o sistema de limpeza da Rainbow faz a limpeza completa apenas através da filtragem da água. Por isso evita comprar produtos de limpeza, nem sempre adequados ao tipo de tecido do sofá.

 

Rainbow

Marina Teixeira

Publicado a 13 janeiro 2023

Artigos Relacionados