APOIO AO CLIENTE 2ª A SÁBADO
ENVIO GRAtUITO EM ENCOMENDAS SUPERIORES A 100€
SERVIÇO PÓS-VENDA
10 ANOS DE GARANTIA DO MOTOR
Rute Silva
Publicado a 31 maio 2022
Um tapete é um elemento que completa a decoração e torna qualquer espaço mais aconchegante. A sua limpeza, utilizando um sistema de limpeza adequado para lavagem de tapetes, é um cuidado fundamental para manter estas peças sempre bonitas e em bom estado por muito tempo.
Ao longo deste artigo, vamos apresentar-lhe um guia completo de lavagem de tapetes. Vai ficar a conhecer os diferentes tipos de lavagem de tapetes que existem, para que seja mais fácil escolher o método mais indicado para uma limpeza de tapetes eficaz.
Uma das maneiras mais eficazes de manter um tapete livre de manchas é atuar com rapidez caso ocorra algum derrame. Remover o produto de imediato e passar um pano húmido com detergente neutro no local pode fazer toda a diferença e impedir a formação de nódoas.
Para as limpezas de manutenção, existem várias opções para a lavagem de tapetes. Se tiver um sistema de limpeza eficiente pode fazê-lo em casa, caso contrário, o melhor será recorrer a um serviço profissional.
Limpar tapetes a vapor é uma maneira eficaz de eliminar sujidade e microorganismos. A ação do vapor de água a elevadas temperaturas garante uma lavagem de tapetes profunda, pois penetra nas fibras. No entanto, nem todos os materiais podem ser limpos deste modo.
A escovagem (com uma escova de cerdas macias) e a aspiração é um cuidado que deve ter pelo menos uma vez por semana. Desta forma, impede que a sujidade se acumule e vai manter o seu tapete mais limpo.
Limpar tapetes a seco é uma técnica usada em materiais sensíveis ao contacto com a água. É feita com produtos de limpeza específicos (em pó ou espuma). Após atuarem sobre o tapete, é feita uma aspiração final.
Uma vez que mandar limpar tapetes a seco, ou a vapor, pode ser dispendioso, investir num equipamento de limpeza completo, como o sistema Rainbow, acaba por compensar se tiver vários tapetes em casa. Para além da sua potência de aspiração, o filtro a água retém os ácaros e o pó doméstico, que podem provocar alergias e problemas respiratórios.
Para definir o melhor método para lavar tapetes, importa conhecer os diferentes tipos de tapete que existem. Para além do formato, cores e dimensões destas peças, o que deve ter em atenção na altura de os limpar é o material de que são feitos.
Assim, os tapetes de interior mais comuns são os seguintes:
Elaborados em lã, estes tapetes são aptos para casas de pessoas que sofram de alergias, pois possuem uma trama de pelo curto que não liberta fibras para o ar. Pode lavar tapetes de lã de várias formas, incluindo a vapor.
O tapete em pele é uma tendência de decoração e existem várias versões. Podem ser elaborados em tecelagem de couro liso ou possuir pelo, mais ou menos longo.
Alguns podem ser lavados à mão e outros podem ir à máquina, mas muitos só devem ser limpos a seco. Ou seja, para a lavagem de tapetes em pele deve seguir sempre as recomendações do fabricante.
Os tapetes em juta são muito procurados por quem sofre de alergias ou problemas respiratórios. São feitos com fibras de juta entrançadas numa tecelagem plana e livre de pelo. Podem ser aspirados e limpos a seco, mas deve evitar usar água ou vapor para a limpeza destes tapetes.
O tapete shaggy permite criar ambientes confortáveis e aconchegantes, mas requer limpezas frequentes devido ao tamanho do pelo. Para além da aspiração, pode lavar estes tapetes a seco ou a vapor.
Os tapetes de pelo curto podem ser feitos com diferentes fibras e densidades. Pelas suas características, apresentam um bom equilíbrio entre conforto e facilidade de manutenção. Para lavar este tipo de tapete pode recorrer à limpeza a seco ou a vapor.
Manter os tapetes da sua casa bem limpos pode ser uma tarefa fácil, basta seguir algumas dicas de limpeza muito simples:
Faça uma aspiração regular dos seus tapetes, pelo menos uma vez por semana, para evitar a acumulação de detritos, pó e ácaros.
Em caso de derrames, de sólidos ou líquidos, aspire e limpe de imediato para evitar a formação de manchas.
Evite o uso de escovas ou vassouras com cerdas agressivas sobre o tapete e prefira um aspirador de qualidade, com boa capacidade de sucção.
Tenha cuidado com os produtos que aplica na lavagem de tapetes: teste sempre o seu efeito antes de os aplicar sobre todo o tapete.
Faça uma limpeza de tapetes mais profunda uma ou duas vezes por ano.
Em suma, manter os tapetes da sua casa bonitos e impecáveis exige cuidados regulares. Limpar tapetes a vapor é um método eficaz, mas há materiais mais sensíveis, nos quais a lavagem de tapetes deve ser feita de outras formas.
Para lavar tapetes sem ter de recorrer a serviços de lavandaria, pode investir num equipamento de limpeza eficiente como o sistema Rainbow. Assim, vai poder manter os seus tapetes (e as outras superfícies da sua casa) sempre higienizados.
Rute Silva
Publicado a 31 maio 2022