APOIO AO CLIENTE 2ª A SÁBADO
ENVIO GRAtUITO EM ENCOMENDAS SUPERIORES A 100€
SERVIÇO PÓS-VENDA
10 ANOS DE GARANTIA DO MOTOR
Elsa Mendes
Publicado a 12 abril 2023
Devido à grande acumulação de sujidade e bactérias, é muito importante lavar os tapetes da sua casa com regularidade. A lavagem dos tapetes é por vezes esquecida na hora da limpeza da casa mas, no entanto, é dos sítios que acumulam mais pó e partículas prejudiciais à saúde.
Por isso neste artigo damos-lhe a conhecer:
Por estarem no chão, serem pisados com frequência, ou por serem manchados por líquidos ou comida, os tapetes requerem alguns cuidados, para que se mantenham como novos durante mais tempo.
Ainda assim, a importância de lavar tapetes está relacionada com a concentração de pó, ácaros e bactérias prejudiciais à saúde respiratória e que podem causar dores de cabeça, irritações nos olhos ou na pele, assim como alergias e potenciar doenças como a asma.
Para evitar a concentração de pó, e para que o tapete mantenha a sua cor impecável e fique livre de manchas, faça uma lavagem profunda duas vezes por ano.
Entretanto, deve sacudir e aspirar os tapetes todas as semanas. Este cuidado ajuda a manter o ambiente interior mais saudável para si e para a sua família. No caso de ter animais de estimação, pode ser necessário aspirar mais vezes, devido à acumulação de pelos.
Lembre-se também de atuar assim que der conta de alguma nódoa no tapete. Quanto mais tempo passar, mais difícil se torna de remover.
De qualquer forma, a regularidade de lavagem pode ser aumentada ou reduzida consoante o tipo de tapete:
Os tapetes felpudos são dos mais usados na decoração de salas e quartos, mas requerem alguns cuidados de limpeza, devido à enorme tendência para acumular pó.
Para estes tapetes em específico, sugerimos que aspire bem entre 1 a 2 vezes por semana, sacuda e deixe o tapete arejar durante a limpeza semanal. Isto ajuda a eliminar o pó e a afastar partículas indesejáveis. Para uma lavar tapetes felpudos de uma forma mais profunda deve:
Os tapetes persas devem também ser aspirados uma vez por semana, para eliminar o pó e a sujidade. No entanto, se estiverem colocados em zonas da casa menos frequentadas, a aspiração pode ser feita a cada duas semanas.
Lavar tapetes persas pode apresentar dificuldades, pois costumam ter várias cores. Recomendamos, por isso, que seja feita uma limpeza mais profunda pelo menos 1 vez por ano, e que sejam sempre lidas as instruções de lavagem, para evitar estragos na cor.
No caso dos tapetes sintéticos, recomendamos que aspire com bastante regularidade.
Para lavar tapetes sintéticos com uma maior profundidade, pode utilizar a máquina de lavar roupa, se os tapetes tiverem uma dimensão reduzida. Contudo, como já referimos, tenha sempre atenção às instruções de lavagem presentes na etiqueta.
Se optar por colocar o tapete na máquina, sugerimos que use um detergente neutro, indicado para tecidos sensíveis. No final, deixe o tapete secar à sombra.
Os tapetes de vinil costumam ser mais utilizados como tapetes de entrada, e por essa razão acabam muitas vezes esquecidos. No entanto, acumulam bastante pó e sujidade da rua, por serem pisados todos os dias. Por esta razão devem ser limpos com uma maior regularidade que outro tipo de tapetes.
Sacuda e aspire este tipo de tapetes duas ou três vezes por semana, para evitar que o pó fique retido. Faça também uma limpeza mais profunda, que inclua a lavagem, a cada três meses.
Ao lavar tapetes de algodão tenha em conta que, por serem feitos de um material menos resistente, requerem um maior cuidado na lavagem. À semelhança dos tapetes sintéticos podem também ser colocados na máquina de lavar roupa, ainda que o melhor seja lavá-los à mão.
Pode fazer uma lavagem mais profunda cerca de duas a três vezes por ano, ou com maior regularidade, dependendo do local da casa onde estejam.
Quanto mais cuidados tiver com os seus tapetes, mais tempo irão durar e menos limpezas profundas serão necessárias. Mas, acima de tudo, lavar tapetes é fundamental para eliminar bactérias prejudiciais à saúde de toda a família.
Ao seguir estes conselhos terá um ambiente mais seguro e mais saudável em sua casa.
Elsa Mendes
Publicado a 12 abril 2023