APOIO AO CLIENTE 2ª A SÁBADO

Limpeza8 min de leitura

Saiba como fazer a limpeza de estofos do automóvel em casa, sem esforço, e poupe dinheiro

Rainbow

Rute Silva

Publicado a 5 julho 2023

Rainbow

Manter o carro limpo, em especial com crianças e animais na família, pode ser uma tarefa complicada. Os tapetes acumulam areia, migalhas ou sujidade e nem os estofos escapam a algumas manchas.

Se aspirar o carro é uma tarefa simples, eliminar algumas manchas pode tornar-se uma dor de cabeça se não conhecer os métodos certos. Se pretende poupar na limpeza de estofos do automóvel, saiba como fazê-la em casa e eliminar até as manchas mais difíceis, sem esforço.

Neste artigo falamos sobre:

  • A melhor forma de fazer a limpeza de estofos do automóvel;
  • As etapas que deve seguir;
  • Os erros mais comuns que deve evitar.
     

3 cuidados que tornam a limpeza de estofos do automóvel mais fácil

 

saiba-como-fazer-a-limpeza-de-estofos-do-automovel-em-casa-sem-esforco-e-poupe-dinheiro-checklist.jpg

 

Sem uma limpeza regular, os estofos dos automóveis têm tendência a manchar-se e desgastar-se mais rápido do que o que seria desejado. Seguindo estes 3 cuidaods, será mais fácil manter os estofos limpos e preservá-los durante mais tempo:
 

Ter atenção ao tipo de material dos estofos

Nem todos os estofos devem ser limpos e aspirados da mesma maneira. Por isso, antes de qualquer limpeza de estofos do automóvel, deve verificar que tipo de produtos e métodos pode utilizar em cada material

Apesar de existirem regras gerais — como usar detergentes neutros em estofos de pele, por exemplo — o ideal é consultar o manual do automóvel. Aí poderá encontrar específicas para a limpeza dos estofos do seu carro.
 

Aspirar com regularidade

Passar um aspirador nos estofos pelo menos uma vez por semana é um dos cuidados mais importantes na limpeza de estofos do carro. 

Ao aspirar estará a eliminar o pó em excesso e a evitar a concentração de ácaros e outras partículas indesejáveis nos estofos do automóvel. Evita também a acumulação de detritos que, com o tempo, suor ou líquidos derramados, podem provocar manchas nos materiais.
 

Limpar as manchas o mais rápido possível

Aconselhamos que evite comer ou consumir bebidas no carro, uma vez que são dos principais causadores de manchas.

No entanto, se der conta de alguma mancha limpe o mais rápido que puder, para evitar marcas futuras ou limpezas mais profundas e complicadas. Demorar a limpar manchas e nódoas dos estofos faz com que se tornem muito mais difíceis de remover.
 

4 passos para uma limpeza de estofos do automóvel com resultados profissionais

 

saiba-como-fazer-a-limpeza-de-estofos-do-automovel-em-casa-sem-esforco-e-poupe-dinheiro-infografico.jpg

 

Para limpar os estofos do automóvel em casa, estes são os 4 passos que deve seguir. Assim conseguirá resultados profissionais, poupando os custos de uma limpeza em centros especializados.
 

Comece por aspirar os estofos do automóvel

Aspirar é bastante importante para acabar com o pó em excesso, e por isso deve ser sempre o primeiro passo na limpeza de estofos do automóvel. Ajuda também a remover resíduos que podem dificultar a lavagem que se segue.

O ideal é que tenha um aspirador com acessórios próprios para locais onde o acesso é mais difícil.
 

Aplique um produto específico para a limpeza de estofos do automóvel

Para evitar manchas causadas por produtos caseiros, o ideal é usar um produto de limpeza adaptado ao seu tipo de estofo, seja em pele ou tecido. 

Aplique o produto nos estofos em pequenas quantidades, para evitar danos nos materiais.
 

Escove o produto com a ajuda de uma escova macia

Logo após aplicar o produto - salvo em situações em que as instruções da embalagem digam para deixar atuar, esfregue-o com o auxílio de uma escova de cerdas macias. Em alternativa, pode utilizar uma escova de dentes antiga.

Friccione com bastante suavidade, para evitar marcas nos estofos.
 

Limpe com um pano seco

Para finalizar, retire o excesso de produto com um pano de microfibra, massajando bem. Pode ainda voltar a aspirar, para garantir que todos os resíduos do produto de limpeza são eliminados.

Erros mais comuns na limpeza de estofos do automóvel

Mesmo seguindo os passos da limpeza, alguns erros podem causar danos nos estofos. Conheça os erros mais comuns e descubra como evitá-los.

 

saiba-como-fazer-a-limpeza-de-estofos-do-automovel-em-casa-sem-esforco-e-poupe-dinheiro-limpeza.jpg

 

Usar detergente e água em excesso nos estofos

Muitas vezes temos um impulso de remover as manchas dos estofos com água e detergente, por ser um método com bons resultados noutro tipo de superfícies. 

No entanto, a aplicação de detergente e água em excesso pode levar a uma grande concentração de humidade nos estofos, originando manchas de bolor e maus odores. Se pretender utilizar este método de limpeza, coloque apenas uma pequena quantidade de líquido nos estofos.
 

Limpar todas as manchas da mesma maneira

Assim como nem todos os tipos de estofo devem ser limpos da mesma maneira, também diferentes nódoas devem ter uma limpeza personalizada. Recomendamos por isso que tente adaptar a limpeza ao máximo, para evitar danos maiores. 

Se possível, faça um pequeno teste com os produtos que vai utilizar, numa parte pequena e mais escondida dos estofos.
 

Lavar os estofos em dias de chuva ou de mau tempo

Sempre que possível, faça a limpeza de estofos do seu automóvel em dias de sol. O tempo mais quente ajuda a que os estofos sequem mais depressa, evitando assim o cheiro a mofo e que manchas de bolor se desenvolvam.

Seguindo os quatro passos indicados e evitando os erros mais comuns, é possível fazer uma limpeza de estofos do automóvel sem dificuldade, em pouco tempo. Os estofos ficarão com um aspeto mais cuidado durante muito mais tempo e o seu carro com um aspeto mais limpo.

Rainbow

Rute Silva

Publicado a 5 julho 2023

Artigos Relacionados