APOIO AO CLIENTE 2ª A SÁBADO

Limpeza8 min de leitura

Saiba qual a forma mais eficaz de limpar paredes, poupando tempo e custos

Rainbow

Elsa Mendes

Publicado a 20 outubro 2022

Rainbow

Durante o processo de limpeza as paredes acabam muitas vezes por ser descuradas. No entanto, a lavagem de paredes interiores pode revelar-se muito fácil e rápida de fazer.

Neste artigo explicamos-lhe:

  • Como limpar paredes;
  • Como tornar este trabalho mais simples;
  • Que produtos deve utilizar;
  • Alguns truques que podem ajudar a uma limpeza mais duradoura.

5 conselhos para tornar a lavagem de paredes interiores mais eficaz

1-conselhos-limpar-paredes-rainbow.png

A sujidade acumulada nas paredes acaba por passar despercebida, por à partida envolver mais esforço. No entanto, há algumas dicas que pode seguir na lavagem de paredes interiores, para acabar com o pó e marcas de sujidade.

Adaptar a limpeza ao tipo de tinta utilizada na parede

Dependendo do tipo de tinta utilizada, a limpeza da parede deve ser adaptada para que a pintura fique intacta. 

Por exemplo, no caso de tintas à base de água, por desbotarem com alguma facilidade,  deve evitar-se lavar as paredes com água e esfregando com uma esponja. É  preferível usar um pano húmido muito bem torcido, com um pouco de detergente para manchas mais difíceis e esfregar com cuidado.

Para a tinta acrílica lavável já pode usar apenas água, um pouco de detergente se necessário, e esfregar com uma esponja, assim como para o tinta fosca. No fim basta finalizar a limpeza com recurso a um pano húmido.

Identificar o tipo de sujidade

Algumas das nódoas mais frequentes em paredes, além do pó ou manchas causadas pelo passar do tempo, são riscos de canetas ou de lápis de cor, muitas vezes feitos por crianças. Outros exemplos são manchas de gordura, marcas de batidas ou riscos provocados por malas ou outros objetos, às vezes difíceis de remover.

No caso da sujidade das paredes ser causada pela humidade e se ter transformado em bolor, recomendamos que deixe a divisão a arejar e que use máscara e luvas no processo de limpeza. 

Para tornar a lavagem de paredes interior com humidade mais fácil, este tipo de nódoa deve ser retirado de imediato, uma vez que pode causar problemas de saúde. 

Ter em atenção o papel de parede

Ao fazer a limpeza no papel de parede e para evitar que este descole, o ideal é usar água morna e um pouco de detergente, após aspirar o pó do papel de parede. Ao retirar as manchas do papel de parede, limpe com suavidade, para que o papel fique intacto.

Evitar a acumulação de sujidade e manter a divisão arejada

Para que a lavagem de paredes interiores se torne mais simples, o ideal é pelo menos uma vez por semana, limpar toda a sujidade e pó existente, para impedir que se acumule. 

Além disso, ter o cuidado de arejar as várias divisões, ajuda a travar o aparecimento de humidade, como referimos acima, e a renovar o ar que se torna mais importante ainda se existirem idosos e crianças pequenas em casa.

Considerar a lavagem do teto

Apesar de o teto ganhar menos sujidade do que as paredes, também pode ganhar manchas, sejam provocadas pela humidade, lareiras ou até esquentadores. O ideal será aspirar o pó do teto com um acessório próprio.

Em casos de maior sujidade pode também optar por lavar com água e detergente, para remover manchas mais difíceis.

Produtos que pode utilizar na lavagem de paredes interiores

Muitas vezes, as manchas acabam por sair da parede apenas com detergente e água morna, mas alguns tipos de revestimento exigem uma atenção diferente. Estes são alguns produtos que pode utilizar na limpeza de paredes:

Escova

Uma escova macia é ideal, em especial para limpar paredes forradas com papel, uma vez que são mais sensíveis. Por isso, deve evitar fazer muita pressão com a escova.

Com este tipo de escova, as manchas sairão com maior facilidade, sem correr o risco de danificar o papel de parede. Pode também usar a escova em paredes pintadas, para remover nódoas.

Pano húmido

Com um pano húmido e um pouco de detergente, é possível retirar grande parte da sujidade das paredes, incluindo manchas de humidade ou riscos de caneta ou marcador. 

Aconselhamos, durante a lavagem de paredes interiores, utilize o pano húmido em movimentos circulares, e que faça a limpeza da parede toda sem pausas. Ao deixar partes da parede por limpar, há o risco de se formar uma mancha entre a parte limpa e a parte suja, mais difícil de retirar depois.

Esponja

Uma alternativa ao pano húmido pode ser uma esponja absorvente, com um pouco de detergente. 

Aconselhamos que durante o processo de lavagem de paredes interiores tenha atenção a interruptores e tomadas e desligue a corrente, para evitar um curto circuito.

Como tornar a lavagem de paredes interiores mais simples e eficaz

Em conjunto com as técnicas mencionadas, usar o sistema de limpeza da Rainbow na limpeza de paredes garante eliminação total de partículas invisíveis, através de um sistema exclusivo de filtragem à base de água. Estas partículas causam alergias e dores de cabeça, pondo em causa a sua saúde, daí ser muito importante removê-las.

A Rainbow inclui uma escova própria que permite aspirar paredes, tetos e zonas de difícil acesso. Desta forma a lavagem de paredes interiores torna-se muito mais simples, é mais rápida e dura muito mais tempo.

 

Rainbow

Elsa Mendes

Publicado a 20 outubro 2022

Artigos Relacionados