APOIO AO CLIENTE 2ª A SÁBADO

Limpeza8 min de leitura

4 passos para fazer a limpeza de tapetes em casa com resultados profissionais

Rainbow

Rute Silva

Publicado a 5 julho 2023

Rainbow

Os tapetes acumulam bastante pó e, também, algumas manchas. Por isso, além de os aspirar com regularidade, é importante saber como fazer a limpeza de tapetes em casa.

Conheça os melhores métodos para limpar tapetes e como estes cuidados influenciam a sua saúde e a da sua família. Neste artigo abordamos:

  • Qual o material necessário;
  • Quais os passos a seguir para uma limpeza de tapetes eficaz;
  • Quais as dúvidas mais frequentes sobre a limpeza de tapetes.
     

Qual o material necessário para a limpeza de tapetes?

Para conseguir melhores resultados na limpeza de tapetes, deixamos uma lista de materiais que permitem uma limpeza mais simples, rápida e eficaz. Antes de utilizar alguns destes materiais, deve sempre verificar se são compatíveis com o material do tapete, para evitar danos.

 

4-passos-para-fazer-a-limpeza-de-tapetes-em-casa-com-resultados-profissionais-infografico-rainbow.jpg

 

Aspirador

O aspirador ajuda a eliminar o excesso de pó, o que previne manchas futuras mais difíceis de remover. Recomendamos que utilize um aspirador com depósito de água, capaz de reter as partículas mais pequenas sem devolvê-las à atmosfera.

Os tapetes devem ser aspirados pelo menos uma vez por semana, para evitar limpezas mais profundas e complicadas no futuro.
 

Detergente neutro

O detergente neutro é o mais adequado para a limpeza de tecidos delicados e que requerem maiores cuidados, como é o caso dos tapetes. Apesar da composição neutra, estes detergentes são igualmente eficazes na remoção de manchas.
 

Escova macia

Uma escova macia ajuda a remover as manchas mais pesadas, enquanto mantém os materiais protegidos. Utilize-a para espalhar os produtos de limpeza nas manchas mais difíceis de eliminar.
 

Amaciador

Se os seus tapetes forem mais altos ou felpudos, o amaciador para a roupa é um ótimo aliado para prevenir a sujidade. O amaciador ajuda a afastar o pó e outro tipo de partículas, mantendo o tapete limpo durante mais tempo

Além disso, os tapetes ficam também com um aroma muito mais agradável.
 

Vinagre

O vinagre é um dos produtos mais usados na limpeza de tapetes, por ser económico, fácil de encontrar e ajudar a neutralizar odores em tecidos. Além disso, atua na remoção de nódoas e ajuda a que os tecidos fiquem mais macios.
 

Bicarbonato de sódio

Tal como o vinagre, também o bicarbonato de sódio é muito utilizado em limpezas caseiras. Ajuda a eliminar maus odores, manchas de gordura e outras nódoas mais complicadas. Pode ainda ser misturado com outros produtos, para uma ação ainda mais eficaz.
 

Quais os passos a seguir para uma limpeza de tapetes eficaz?

 

4-passos-para-fazer-a-limpeza-de-tapetes-em-casa-com-resultados-profissionais-infografico-limpeza-rainbow.jpg

 

Agora que sabe que ingredientes pode usar para uma limpeza de tapetes caseira, apresentamos algumas sugestões para, passo a passo, manter os seus tapetes limpos e prolongar o seu aspeto por longos anos.
 

Aspirar os tapetes

Por acumularem muita sujidade, os tapetes devem ser aspirados com frequência. Os tapetes da entrada, por exemplo, são muitas vezes esquecidos e por serem o primeiro ponto de contacto de quem vem da rua, concentram em si um elevado número de bactérias.
 

Limpar a sujidade de imediato

Se encontrar alguma nódoa no tapete, atue de imediato sempre que possível: quanto mais depressa a nódoa for limpa, mais fácil de torna de remover

Algumas das nódoas mais comuns têm origem em líquidos derramados, por exemplo, ou em migalhas de comida caídas no tapete. Um pano húmido é suficiente para eliminá-las, se forem recentes.
 

Usar água e detergente neutro

Além de aspirar, deve lavar o seu tapete. Um dos métodos de lavagem de tapetes mais usado é com a mistura de água e detergente neutro. Passe a mistura por todo o tapete, esfregue com a escova macia e deixe a secar, à sombra.

No caso de ser um tapete felpudo, acrescente o amaciador à mistura inicial.
 

Usar vinagre ou bicarbonato de sódio

Se, após lavar o tapete, verificar algumas manchas persistentes, considere utilizar vinagre e bicarbonato de sódio.

Derrame vinagre na nódoa, polvilhe com um pouco de bicarbonato de sódio e deixe atuar até borbulhar. No final, deve aspirar bem para eliminar os excessos de vinagre e bicarbonato de sódio;
 

Dúvidas mais frequentes sobre a limpeza de tapetes

 

4-passos-para-fazer-a-limpeza-de-tapetes-em-casa-com-resultados-profissionais-rainbow.jpg

Com que frequência deve ser feita a limpeza de tapetes?

Para evitar que a sujidade se acumule em excesso recomendamos que o tapete seja aspirado todas as semanas e que seja feita uma limpeza de tapetes mais profunda pelo menos uma vez por ano.

Esta frequência pode variar se for um tapete mais propenso a acumular pó ou se estiver numa zona de refeições, por exemplo. Nestes casos, faça a lavagem do tapete sempre que verificar alguma sujidade.
 

O tapete pode ser lavado na máquina de lavar?

Há tapetes que, devido ao seu tamanho, são impossíveis de lavar na máquina. Noutros casos, é o próprio material do tapete que torna pouco recomendável este método de lavagem. Verifique sempre a etiqueta de lavagem, no verso do tapete, antes de iniciar qualquer limpeza. 

Ainda assim, por garantir uma maior durabilidade do tecido do tapete, aconselhamos uma limpeza manual, com o método que indicámos.
 

É possível evitar nódoas no tapete?

Ainda que por vezes seja difícil evitar manchas, há alguns cuidados que pode ter. Deve, por exemplo, evitar fazer refeições por cima de tapetes, ou andar com o calçado da rua por cima dos tapetes de casa.

Manter os tapetes limpos e sem manchas é importante não só para a limpeza da casa, como para a saúde de toda a família. Por isso, a limpeza e lavagem regular é muito importante.

Ao seguir estas recomendações, torna a limpeza de tapetes mais fácil e mantém os seus tapetes como novos, durante muito mais tempo.

Rainbow

Rute Silva

Publicado a 5 julho 2023

Artigos Relacionados