APOIO AO CLIENTE 2ª A SÁBADO

Limpeza8 min de leitura

Como tirar o cheiro a mofo de qualquer espaço da casa e evitar que volte a surgir

Rainbow

Rute Silva

Publicado a 6 maio 2023

Rainbow

É a presença de humidade e a falta de arejamento, em qualquer divisão da casa, que cria condições para a multiplicação de fungos, originando manchas e odores desagradáveis. Se já se deparou com esses problemas, saiba como tirar o cheiro a mofo de qualquer área e prevenir o seu reaparecimento. 

No inverno, quando há mais humidade no ar, é muito comum sentir-se o cheiro a mofo em gavetas, armários, lavandarias e outros recantos da casa pouco arejados. Para além de ser um odor desagradável, a formação de bolor pode ser prejudicial à saúde da sua família. 

Neste artigo, damos-lhe alguns conselhos simples para que saiba como tirar o cheiro a mofo da casa e prevenir alergias e outras doenças respiratórias.

 

como-tirar-o-cheiro-a-mofo-de-qualquer-espaco-da-casa-e-evitar-que-volte-a-surgir-rainbow.jpg

 

O que provoca o cheiro a mofo?

O mofo, ou bolor, é, no fundo, uma colónia de fungos que se propaga na presença de humidade e em espaços mal arejados. Pode surgir em qualquer superfície como paredes, tetos, móveis e estofos ou mesmo em alimentos em decomposição. Quando o mofo alastra, emite um odor característico e bastante repulsivo. 

Os sinais de humidade, como manchas e odores, são muito frequentes em cozinhas e casas de banho mas, na verdade, os fungos podem desenvolver-se em qualquer área da casa. Quando guarda peças de roupa ou sapatos húmidos em locais pouco ventilados, podem também surgir manchas e odores de bolor. 

Depois de aparecer, o cheiro a mofo vai ficando cada vez mais forte, tornando-se difícil de eliminar. Resolver o problema que o origina e saber como tirar o cheiro a mofo melhora o ambiente doméstico e protege a sua saúde.

 

Como tirar o cheiro a mofo de qualquer divisão da casa e evitar que volte a aparecer?

 

como-tirar-o-cheiro-a-mofo-de-qualquer-espaco-da-casa-e-evitar-que-volte-a-surgir-rainbow-infografico.jpg

 

Se procura respostas sobre como tirar o cheiro a mofo da sua casa, o melhor é procurar de onde vem. Quando encontrar a origem do odor, elimine o bolor com uma solução detergente adequada. Depois, há alguns procedimentos que ajudam a prevenir o ressurgimento do problema.  
 

Comece por identificar a origem do odor

Em vez de disfarçar este odor com ambientadores, como tirar o cheiro a mofo? Para conseguir eliminá-lo de vez vai ter de atuar sobre a sua causa.  

Para encontrar a origem do problema, percorra os diferentes espaços para perceber onde o cheiro fica mais intenso. Calçado e roupa guardados há muito tempo em armários, caixas, arcas ou gavetas são, muitas vezes, a fonte destes maus odores.  
 

Evite adiar a resolução do problema

Logo que identificar a fonte do cheiro a bolor, é importante agir de imediato para o eliminar. Os fungos propagam-se com rapidez e, com o tempo, torna-se cada vez mais complicado remover os seus sinais.

Se a origem estiver em peças de roupa ou sapatos, escove os itens afetados ao ar livre e lave-os, se possível. Deixar estes artigos ao sol também ajuda a remover o odor e a secar a humidade. Ligar um purificador de ar nesse espaço é outra ajuda para eliminar o cheiro a mofo.

Caso encontre fungos em superfícies laváveis, como móveis, paredes e tetos, aplique produtos de limpeza próprios para bolores. Se a superfície for estofada, deve começar por aspirar em profundidade para remover os esporos dos fungos e secar bem a área afetada. 
 

Mantenha os espaços arejados e livres de humidade

Esta é a melhor resposta à pergunta “Como tirar o cheiro a mofo de um espaço?” Se existem divisões da casa em que a humidade tende a acumular-se de modo recorrente é essencial arejá-las.

Em dias de sol, abra janelas e deixe o ar circular pela casa. Em alternativa, pode recorrer a aparelhos desumidificadores do ar.

Há outros cuidados básicos para prevenir a acumulação de humidade, como evitar secar roupa dentro de casa e usar sempre o exaustor enquanto cozinha. Lavar paredes interiores é também um bom exemplo de como tirar o cheiro a mofo de uma divisão.
 

Limpe as superfícies estofadas com regularidade

Por vezes, ao afastar um móvel, um sofá ou um tapete verificamos uma acumulação de mofo nas superfícies. Se criar uma rotina de limpeza que inclua arrastar sofás e móveis para limpar, consegue evitar que o bolor se propague e liberte maus odores.

Aspirar a casa com frequência ajuda também a remover do ar os esporos dos fungos, o que contribui para evitar a sua propagação. Estes são alguns exemplos de como tirar o cheiro a mofo de um espaço ou prevenir que apareça.
 

Como usar a Rainbow para tirar o cheiro a mofo e perfumar a casa?

 

1-como-tirar-o-cheiro-a-mofo-de-qualquer-espaco-da-casa-e-evitar-que-volte-a-surgir-rainbow.jpg

 

O purificador de ar Rainbow pode ser usado para manter a casa sempre perfumada. Esta funcionalidade remove partículas nocivas como o pó, fungos, ácaros e outros alergénios, melhorando a qualidade do ar. Pode também usar este equipamento para aromatizar as diferentes áreas da habitação.

Durante o funcionamento da sua Rainbow, basta adicionar à água do depósito algumas gotas de fragrâncias ou óleos essenciais para perfumar a casa. Estes aromas Rainbow, de inspiração natural, são a forma ideal de refrescar o ar e deixar o seu lar a cheirar a limpo.

Agora que já sabe como tirar o cheiro a mofo da sua casa, escolha o seu aroma favorito, purifique o ar e respire com mais saúde!

Rainbow

Rute Silva

Publicado a 6 maio 2023

Artigos Relacionados