APOIO AO CLIENTE 2ª A SÁBADO
ENVIO GRAtUITO EM ENCOMENDAS SUPERIORES A 100€
SERVIÇO PÓS-VENDA
10 ANOS DE GARANTIA DO MOTOR
Marina Teixeira
Publicado a 5 junho 2024
A beleza de um sofá ou de uma poltrona em pele adiciona requinte e sofisticação à decoração de qualquer ambiente. Para manter estas bonitas peças nas melhores condições ao longo dos anos, a limpeza de estofos em pele deve ser feita da maneira certa.
Com a leitura deste artigo, ficará a saber:
Uma das peculiaridades dos estofos em pele é que, apesar de serem resistentes e poderem durar muitos anos, exigem alguns cuidados especiais na sua limpeza e manutenção.
Por este motivo, antes de dar início a qualquer ação de higienização de estofos em pele, é importante perceber de que tipo de material se trata.
Este revestimento é elaborado à base de pele de animais, como vacas, cabras e ovelhas. A pele natural é um material resistente e durável, sendo muito usado no fabrico de cadeirões e sofás. A sua qualidade, textura, cor e acabamento são muito variáveis.
Os estofos de camurça apresentam uma superfície macia e aveludada, o que os torna muito confortáveis. Este acabamento resulta de um processo de desgaste da pele natural, através da lixagem. Também podem ter várias cores e acabamentos.
Considerando os elevados custos dos estofos em pele verdadeira, muitos consumidores optam por alternativas mais acessíveis. Estes materiais alternativos, como o poliuretano e tecidos aveludados, oferecem uma aparência e textura semelhantes sem o custo elevado.
Depois de confirmar o tipo de material que compõe os seus sofás e cadeirões, será mais fácil adequar a limpeza de estofos em pele a cada situação, para obter os melhores resultados.
Uma correta limpeza de estofos em pele deve ser feita com cuidado e delicadeza. Se seguir estas recomendações, consegue limpar este material com eficácia, mas sem o danificar.
Prefira sempre materiais macios para esta tarefa de limpeza e certifique-se que estão bem limpos. Esponjas ou escovas mais duras podem riscar a superfície dos seus estofos de pele.
Qualquer produto de limpeza que contenha lixívia, ou outros componentes agressivos, é proibido na limpeza de estofos em pele. Dilua sempre um detergente suave num pouco de água antes de o aplicar para remover alguma mancha dos seus estofos.
Para a limpeza de estofos em pele sintética de origem têxtil, use a espuma Rexafoamer que garante uma remoção segura de nódoas a seco.
Antes de passar água ou qualquer produto de limpeza em locais expostos, faça um teste numa pequena área mais escondida dos estofos, para ver como o material reage. Assim evitará correr o risco de os danificar em zonas mais visíveis.
Aplicar movimentos demasiado fortes ao limpar pode desgastar a superfície dos estofos e causar pequenos rasgões e descoloração. Lembre-se: a limpeza de estofos em pele deve ser sempre feita com suavidade.
Além dos cuidados com a limpeza de estofos em pele, também a sua manutenção contribui para os manter como novos ao longo do tempo. Estes são os principais cuidados a ter para a prevenir danos e desgaste nestes revestimentos:
Evite a incidência direta da luz solar sobre os seus estofos de pele, pois o sol pode causar alguma descoloração ou ressecar este material. Feche as cortinas ou persianas nas alturas do dia em que o sol atinja os estofos.
Após a limpeza de estofos em pele, ou sempre que pareçam estar ressecados e sem brilho, deve aplicar um amaciador hidratante próprio para couro. Estes produtos ajudam a manter o material brilhante, flexível e bonito.
A limpeza de estofos em pele pode ser simplificada se os incluir nas suas rotinas de higiene doméstica. Aspirar os estofos em pele com regularidade e passar um pano macio sobre a sua superfície ajuda a que se mantenham livres de pó e detritos.
O sistema de higienização Rainbow pode ser usado para limpar toda a casa com maior eficiência e obtendo resultados profissionais.
Pretende fazer uma limpeza de estofos em pele, ou qualquer outro material? Conheça o potencial da Rainbow para a higienização de todos os tipos de estofos em sua casa.
Marina Teixeira
Publicado a 5 junho 2024