APOIO AO CLIENTE 2ª A SÁBADO

Limpeza8 min de leitura

Guia de soluções práticas para a limpeza de sofás com crianças e animais em casa

Rainbow

Rute Silva

Publicado a 15 abril 2024

Rainbow

Numa casa com crianças e animais, a limpeza de sofás apresenta alguns desafios adicionais. Além de ser mais difícil manter estas superfícies livres de nódoas, importa também garantir bons níveis de higiene, para preservar a segurança dos mais pequenos.

Neste artigo, oferecemos-lhe um guia para a limpeza de sofás, com:

  • Os principais desafios da limpeza de sofás em casas com crianças e animais;
  • Soluções naturais e seguras para limpar sofás com diferentes tipos de nódoas;
  • Uma sugestão para aprofundar a limpeza de sofás com a Rainbow.

 

guia-de-solucoes-praticas-para-a-limpeza-de-sofas-com-criancas-e-animais-em-casa-rainbow.jpg

 

Maiores desafios da limpeza de sofás numa casa com crianças e animais

Proteger a saúde respiratória das crianças

guia-de-solucoes-praticas-para-a-limpeza-de-sofas-com-criancas-e-animais-em-casa-rainbow-proteger.jpg

Durante a limpeza dos sofás, é fundamental eliminar alergénios, como ácaros e fungos, em profundidade. Os resíduos de células da pele, pelos de animais e outros detritos favorecem a multiplicação de micróbios, causadores de alergias e outros problemas respiratórios. 

Assim, limpar o sofá em profundidade, usando um aspirador eficiente é uma forma de proteger a saúde respiratória dos mais pequenos e de toda a família.

Eliminar pelos de animais dos sofás

guia-de-solucoes-praticas-para-a-limpeza-de-sofas-com-criancas-e-animais-em-casa-rainbow-remover-pelos.jpg

Quando existem animais em casa, a limpeza de sofás deve ser mais frequente. Cães, gatos e coelhos de estimação, por exemplo, vão libertando grandes quantidades de pelo que se espalha por todas as superfícies.

Os sofás são espaços de eleição para relaxar com os animais de estimação, portanto, os seus pelos acabam por ficar agarrados aos estofos. Aspirar bem todas as reentrâncias é uma maneira de limpar o sofá com eficácia e evitar a acumulação de pelos de animais.

Manter os estofos livres de manchas e sujidade

guia-de-solucoes-praticas-para-a-limpeza-de-sofas-com-criancas-e-animais-em-casa-rainbow-livre-de-manchas.jpg

Encontrar nódoas de lama, de gordura ou de tinta nos estofos do sofá é uma situação habitual numa casa com animais e crianças. É natural que, com as mãos sujas, os mais pequenos se agarrem ao estofo para subir ao sofá, ou entornem sumos ou comida sem querer. 

Também os animais podem deixar diversas manchas no sofá. Por estas razões, a limpeza de sofás deve fazer parte da rotina de higienização doméstica. Só assim será possível evitar o surgimento de sujidade e manchas entranhadas.

Preservar os revestimentos dos sofás

guia-de-solucoes-praticas-para-a-limpeza-de-sofas-com-criancas-e-animais-em-casa-rainbow-preservar.jpg

Quando a limpeza de sofás se faz com muita frequência, utilizando métodos mais agressivos, os revestimentos começam a acumular danos e desgaste.

Os estofos podem perder a cor e o brilho original caso aplique técnicas inadequadas ao higienizar e limpar o sofá. Este é mais um desafio da limpeza de sofás: conseguir limpar com eficácia, mas sem estragar os materiais. 

Soluções naturais e seguras para a limpeza de sofás

Apesar dos desafios de manter os seus sofás limpos e em perfeitas condições, é possível cuidar deles sem provocar estragos e sem comprometer a saúde dos residentes.

Para eliminar pó, pelos de animais, ácaros e outros alergénios, a aspiração é a melhor opção. Se pretende acabar com manchas específicas, listamos algumas soluções de limpeza de sofás que são seguras para famílias e animais:

guia-de-solucoes-praticas-para-a-limpeza-de-sofas-com-criancas-e-animais-em-casa-rainbow-gordura.jpg

Remover nódoas de gordura

Para limpar um sofá que tenha nódoas de gordura pode usar bicarbonato de sódio. Espalhe uma camada uniforme deste pó por cima de toda a nódoa e deixe atuar de um dia para o outro ou até absorver a gordura. 

Depois, aspire o pó até o remover na totalidade. Caso ainda existam vestígios da nódoa, pode repetir o processo ou passar um pano húmido com água e detergente da loiça para a eliminar. 

guia-de-solucoes-praticas-para-a-limpeza-de-sofas-com-criancas-e-animais-em-casa-rainbow-tinta.jpg

Remover nódoas de tinta

As crianças adoram desenhar, por vezes, em superfícies menos apropriadas. Eliminar aquelas clássicas manchas de tinta de caneta dos estofos é mais fácil do que possa pensar. Basta passar um algodão embebido em álcool e esfregar com suavidade até eliminar a nódoa.

guia-de-solucoes-praticas-para-a-limpeza-de-sofas-com-criancas-e-animais-em-casa-rainbow-lama.jpg

Remover nódoas de lama

Para limpar os estofos de um sofá com manchas de lama, pode usar um pano humedecido com água morna e um pouco de detergente neutro. 

Comece por limpar as áreas mais sujas, absorvendo o máximo de lama, e vá sempre enxaguando o pano para evitar que a mancha se alastre. 

Importa salientar que, antes de usar estas soluções, deve sempre verificar se o material do sofá as tolera. Faça um teste de contacto numa pequena área escondida antes de aplicar estes produtos em todo o sofá. 

Aprofunde a limpeza dos sofás com o sistema Rainbow

guia-de-solucoes-praticas-para-a-limpeza-de-sofas-com-criancas-e-animais-em-casa-rainbow-limpeza.jpg

Quando perceber que o seu sofá apresenta nódoas ou uma aparência encardida, é altura de lavar os estofos. Para tal, deve recorrer a equipamentos próprios que usem uma quantidade mínima de água para prevenir danos.

Para uma limpeza profunda do sofá, pode lavar os estofos usando o acessório AquaMate da Rainbow que elimina manchas e sujidade. 

Este equipamento higieniza as superfícies do sofá com a ação das suas escovas suaves rotativas e uma solução detergente. Como aspira a água no final, o sofá seca em menos tempo e fica como novo. 

Se optar por fazer a limpeza de sofás com a Rainbow, vai mantê-los sempre impecáveis, livres de pó, pelos de animais e manchas. 

 

Rainbow

Rute Silva

Publicado a 15 abril 2024

Artigos Relacionados