APOIO AO CLIENTE 2ª A SÁBADO

Limpeza8 min de leitura

Filtro HEPA nos aspiradores: O sistema mais eficiente na eliminação de pó e ácaros

Rainbow

Marina Teixeira

Publicado a 12 março 2023

Rainbow

Os equipamentos de limpeza, tais como o aspirador com filtro HEPA, ou os purificadores de ar que usam este tipo de filtragem, são considerados os mais eficazes na eliminação de alergénios da casa como pólenes, ácaros e pó.  

Neste artigo, explicamos o mecanismo de funcionamento que torna este sistema tão eficaz para remover agentes prejudiciais à saúde e listamos as principais vantagens de usar um aspirador com filtro HEPA nas limpezas domésticas.  
 

O que distingue o filtro HEPA para aspirador dos restantes tipos de filtro

A designação “High Efficiency Particulate Air” ou, abreviando, “HEPA”, refere-se a um tipo de filtragem tão eficiente que é usado em sistemas de controlo da qualidade do ar em hospitais e outras unidades de saúde.  
 

animacao.gif

 

O filtro HEPA permite a retenção de 99,97% das partículas do ar cujo diâmetro seja igual ou superior a 0,3 micrómetros. Isto abrange ácaros e uma grande variedade de bactérias e fungos, contribuindo para uma descontaminação eficaz dos espaços.  

Quando usado nos sistemas de limpeza e higienização doméstica, o aspirador com filtro HEPA permite remover o pó em suspensão e aprisiona todos esses agentes patogénicos, deixando o ar mais limpo e purificado.  

Por tudo isto, as soluções de higienização que operem com um filtro HEPA para aspirador são recomendadas a quem sofra de alergias, asma ou outras afeções do sistema respiratório.  
 

Qual o mecanismo de atuação do filtro HEPA num aspirador de pó

Os aspiradores que possuem um sistema de filtragem HEPA são os mais eficientes para eliminar os alergénios do pó durante as tarefas domésticas. Isto acontece graças ao modo de atuação destes equipamentos de limpeza e à eficiência do seu filtro.  

Qualquer aspirador atua num mecanismo de circuito aberto: o ar é filtrado e depois devolvido ao ambiente, mais limpo de pó e outras impurezas.  
   
Durante a aspiração, o ar é sugado pelo bocal do aparelho e conduzido (através de um sistema de tubos ou mangueiras) até ao núcleo de filtragem. Ali, passa pelo filtro do dispositivo que retém as poeiras e impurezas aspiradas dentro da sua capacidade.  

Logo depois, o ar é libertado por outra saída do aparelho e, em princípio, regressa ao ambiente já livre de detritos. Consoante a eficiência do sistema de filtragem, mais purificado vai ficar o ar depois da aspiração.  
 

rainbow-filtro-hepa-2.jpg

 

3 Vantagens de usar um filtro HEPA no aspirador para a limpeza da casa

A Federação Portuguesa do Pulmão recomenda a utilização do filtro HEPA nos aspiradores como forma de evitar alergénios nos ambientes interiores. Conheça os principais benefícios de recorrer a este mecanismo de filtragem nas limpezas domésticas:  
 

rainbow-filtro-hepa-3.jpg

 

Limpezas mais simples e rápidas

Por oposição a outros métodos de limpeza, como varrer e usar espanadores ou panos do pó, a aspiração é muito mais eficaz para eliminar o pó. Aspirar as superfícies usando um aspirador com filtro HEPA garante a remoção de alergénios do ar de um modo rápido e com menos esforço.  
 

Melhoria da qualidade do ar

Ao eliminar 99.97% de alergénios e agentes causadores de doenças (como fungos e bactérias) dos espaços, o aspirador com filtro HEPA vai purificar o ar que respira. A sua aplicação nos equipamentos de higienização resulta numa significativa descontaminação do ar de toda a casa.  
 

Benefícios para a saúde respiratória

Para proteger a saúde respiratória de toda a família, ou tornar o ambiente doméstico mais seguro para quem sofre de alergias ou problemas respiratórios, usar um aspirador com filtro HEPA é a melhor opção. Use-o para remover alergénios de estofos, colchões, tapetes e alcatifas e respire melhor. 
 

Conheça uma solução completa de limpeza e purificação do ar

Para além de incorporar os sistemas de filtragem e descontaminação do ar em ambiente hospitalar, o filtro HEPA é usado também em equipamentos domésticos. O aspirador com filtro HEPA integra as melhores soluções de limpeza e purificadores de ar.

O sistema Rainbow, para além de um poderoso filtro HEPA, possui ainda um sistema de filtragem a água para garantir um nível de higiene superior. É esta ação combinada que torna a Rainbow numa solução completa e eficiente para higienizar a sua casa. Descubra o poder de limpeza Rainbow. 

Rainbow

Marina Teixeira

Publicado a 12 março 2023

Artigos Relacionados