APOIO AO CLIENTE 2ª A SÁBADO

Limpeza8 min de leitura

Métodos e técnicas para limpar alcatifas em profundidade e sem esforço

Rainbow

Tânia Marques

Publicado a 14 março 2024

Rainbow

Limpar alcatifas de forma a que fiquem bem higienizadas e sem manchas é uma tarefa que tem alguns desafios associados. Ao contrário de um tapete, uma alcatifa costuma ocupar uma grande área e está fixa no piso, o que impede que a possa retirar para lavar.

Como ficam no chão, estas superfícies acumulam muita sujidade, como pó, detritos e migalhas. Quando passa muito tempo sem fazer uma limpeza profunda das alcatifas, elas podem tornar- se áreas críticas de multiplicação de ácaros e bactérias. Além disso, podem formar-se nódoas difíceis de remover.

Neste artigo, ficará a conhecer:

  • As diferenças entre limpar alcatifas com a Rainbow e com métodos convencionais;
  • Um passo a passo para limpar alcatifas de forma profunda com a Rainbow;
  • Dicas de manutenção pós-limpeza de alcatifas.

 

metodos-e-tecnicas-para-limpar-alcatifas-em-profundidade-e-sem-esforco-rainbow.jpg

Limpar alcatifas com a Rainbow vs. Limpar alcatifas com métodos convencionais

Usando métodos convencionais para limpar alcatifas

Limpar alcatifas à mão está longe de ser uma tarefa fácil. Depois de varrer ou aspirar, a lavagem é feita com água e um detergente específico para carpetes.

Com um balde e uma escova, neste método de limpeza usa-se a espuma densa do detergente para escovar e lavar as fibras da alcatifa ou carpete.

Depois, para eliminar o excesso de água, pode passar um pano de microfibras por toda a superfície. No final, é necessário deixar secar bem a alcatifa, o que demora muito tempo.

Usando o sistema Rainbow para limpar alcatifas

A Rainbow é o equipamento ideal para limpar alcatifas em profundidade de forma mais eficaz. Depois de aspirar, só tem de montar o acessório Aquamate e usar o detergente específico para lavar as fibras da alcatifa.

Passe o Aquamate sobre toda a alcatifa para a deixar impecável, livre de nódoas e sujidade. Quando terminar descarte a água suja e deixe secar o pavimento. Como a água é aspirada pelo aparelho, a secagem é mais rápida.

Usando o sistema Rainbow, em apenas 5 minutos vai conseguir higienizar uma alcatifa de 2 m 2 .

Passo a passo: Como limpar alcatifas de forma profunda com a Rainbow

 

metodos-e-tecnicas-para-limpar-alcatifas-em-profundidade-e-sem-esforco-rainbow-infografio.jpg

1. Aspire com a Rainbow

O primeiro passo para limpar alcatifas com o sistema higienizador Rainbow, é aspirar toda a superfície usando a escova motorizada Rainbow.

O objetivo é eliminar todos os detritos, migalhas, poeiras e cabelos que possam estar entranhados na alcatifa. Por ser motorizada, a escova gera uma vibração nas fibras da alcatifa que levanta a poeira, aspirando de forma mais eficaz do que um aspirador comum.

2. Prepare o Aquamate para lavar a alcatifa

Para usar o acessório Aquamate para lavar alcatifas só precisa de colocar água em ambos os reservatórios do depósito. 

Depois, adicione uma dose do detergente próprio para limpar alcatifas da Rainbow no compartimento mais pequeno. Encaixe o depósito no equipamento, ligue a mangueira e pode dar início à lavagem.

3. Lave toda a superfície da alcatifa

Escolhendo a posição “espuma” do aparelho pode lavar toda a alcatifa. Caso existam áreas manchadas ou mais sujas, insista nesses locais. Quando terminar, mude para a posição “água” para enxaguar. No final, use a posição de “aspiração” para recolher a sujidade e a água suja.

4. Deixe secar a alcatifa

Terminada a etapa de lavagem, é importante que a alcatifa seque na totalidade antes de voltar a usar a divisão. Para acelerar a secagem pode ligar um desumidificador nesse espaço ou abrir as janelas se o tempo estiver seco.

 

metodos-e-tecnicas-para-limpar-alcatifas-em-profundidade-e-sem-esforco-rainbow-video.jpg

 

Dicas de manutenção pós-limpeza de alcatifas

Limpar alcatifas é um trabalho que envolve várias etapas, podendo ser cansativo se usar os métodos convencionais. Para que se mantenham limpas durante mais tempo, evitando ter de fazer limpezas de alcatifas frequentes, siga estas recomendações de manutenção:

metodos-e-tecnicas-para-limpar-alcatifas-em-profundidade-e-sem-esforco-rainbow-checklist.jpg

Controle os níveis de humidade em casa

As manchas de humidade numa alcatifa podem tornar-se difíceis de eliminar ou danificar as fibras. Para evitar que se formem, mantenha a humidade relativa do ar sempre abaixo dos 60%.

Evite usar o calçado da rua dentro de casa

Para diminuir a frequência com que tem de limpar as alcatifas, este é um cuidado simples e eficaz. Antes de entrar em casa, troque de sapatos para um calçado limpo e confortável.

Limpe derrames de imediato

Imagine que entorna um copo de vinho tinto, café ou um pouco de sopa na sua alcatifa. Se limpar e secar logo, a nódoa será muito mais fácil de remover.

Limpar alcatifas com a Rainbow? É fácil e rápido!

 

metodos-e-tecnicas-para-limpar-alcatifas-em-profundidade-e-sem-esforco-rainbow-limpeza.jpg

Em vez de passar horas a aspirar, lavar e a deixar secar carpetes ou alcatifas, use o poder da Rainbow e conclua essa tarefa em breves minutos.
Com este sistema de limpeza completo consegue resultados perfeitos ao limpar alcatifas em casa, sem ter de contratar serviços profissionais. Descubra como fazer para deixar as suas alcatifas impecáveis usando a Rainbow.

 

 

Rainbow

Tânia Marques

Publicado a 14 março 2024

Artigos Relacionados