APOIO AO CLIENTE 2ª A SÁBADO

Limpeza8 min de leitura

Purificadores de ar e alergias: Como eliminar alergénios e respirar um ar mais limpo

Rainbow

Rute Silva

Publicado a 15 abril 2024

Rainbow

As alergias respiratórias são provocadas por substâncias que irritam as vias aéreas das pessoas mais sensíveis. Partículas de pó, fibras, ácaros e os seus dejetos, pólen e poluentes são alguns dos alergénios que circulam no ar da sua casa, podendo causar alergias.

Os aparelhos purificadores de ar filtram alergénios e outras substâncias nocivas, resultando numa melhoria significativa na qualidade do ar interior.

Para quem sofre de doenças respiratórias, como a asma e a rinite alérgica, estes equipamentos têm um grande impacto na saúde e qualidade de vida.

Neste artigo, vai ficar a saber:

  • Como atuam os purificadores de ar na eliminação de alergénios;
  • Que tipos existem e como escolher o melhor purificador de ar;
  • Dicas para melhorar a qualidade do ar em sua casa.
purificadores-de-ar-e-alergias-rainbow.jpg

Como os purificadores de ar ajudam a eliminar alergénios

Os avanços tecnológicos dos sistemas de filtragem de ar vieram revolucionar os equipamentos purificadores de ar. Na atualidade, é possível usar em sua casa o mesmo mecanismo de filtragem e higienização presente num bloco operatório.

Nos hospitais, o filtro HEPA é utilizado para manter o ar interior seguro e livre de agentes patogénicos. A sua densa rede fibrosa aprisiona partículas inferiores a 0,3 micrómetros. 

Esta tecnologia é a mesma que integra os sistemas dos melhores purificadores de ar doméstico. Quando força a passagem do ar pelas fibras de um filtro HEPA, 99,97% das partículas ficam ali retidas. 

Usar um purificador de ar resulta numa melhoria notória da qualidade do ar interior, com impacto direto na redução dos sintomas de alergias respiratórias. 

Tipos de purificadores de ar para usar em casa e como escolher o melhor

Se quer escolher o melhor purificador de ar para a sua casa, conheça os equipamentos mais comuns disponíveis no mercado.

purificadores-de-ar-e-alergias-rainbow-filtro-hepa.jpg

Purificador de ar com filtro HEPA

Por muitos considerados como “o melhor purificador de ar”, os aparelhos que operam com um filtro HEPA são muito eficazes na eliminação de alergénios em circulação. 

A sua capacidade de retenção de partículas invisíveis a olho nu, faz com que removam a maioria das substâncias causadoras de alergias.

purificadores-de-ar-e-alergias-rainbow-filtro-purificador-de-ar.jpg

Purificador de ar com carvão ativado

A principal função deste tipo de purificador de ar é remover gases voláteis, poluentes e maus odores de qualquer ambiente.

O carvão ativado possui propriedades que retiram do ar compostos químicos causadores de maus cheiros e certos poluentes. Caso as suas alergias sejam desencadeadas por estas substâncias, esta pode ser uma boa aposta.

purificadores-de-ar-e-alergias-rainbow-humidificador.jpg

Purificador de ar com sistema humidificador

As mucosas respiratórias ficam irritadas e os sintomas de alergia tendem a aumentar em ambientes muito secos, abaixo dos 30% de humidade.

Se verificar esta situação em sua casa, opte por um purificador de ar com sistema humidificador, para repor níveis saudáveis de humidade no ar interior.

Outras dicas para melhorar a qualidade do ar em casa

Além de eliminar alergénios com um purificador de ar, há outros hábitos que ajudam a controlar a qualidade do ar que respira dentro de casa. 

Controle os níveis de humidade nos ambientes interiores

Uma humidade relativa entre 40% e 50% é o patamar ideal para manter dentro de casa. Além de proporcionar um ambiente confortável para que as mucosas respiratórias se mantenham hidratadas, também impede a proliferação de fungos.

Em climas mais secos, pode ser necessário adicionar humidade ao ambiente, através de humidificadores. Na situação inversa, deve recorrer a equipamentos desumidificadores para eliminar o excesso de humidade.

Areje as divisões da casa todos os dias

Renovar o ar interior é muito importante, em particular no inverno, para eliminar maus odores, humidade, pólen e ácaros em circulação. 

Durante as rotinas de limpeza doméstica, abra portas e janelas para deixar o ar circular por toda a casa durante alguns minutos. Este cuidado ajuda a melhorar a qualidade do ar interior.

Aspire com um aspirador potente e eficiente

Para eliminar em profundidade os alergénios da sua casa, a aspiração deve ser frequente e eficiente. Varrer ou espanar as superfícies com métodos antiquados apenas espalha o pó pelo ar. Segundos mais tarde voltará a ter a casa suja e com poeira. 

Usar um equipamento com um motor potente para aspirar é um complemento perfeito à ação do purificador do ar. Além disso, poupará tempo e energia nas limpezas.

purificadores-de-ar-e-alergias-rainbow-checklist.jpg

Respire melhor com o sistema purificador de ar Rainbow

purificadores-de-ar-e-alergias-rainbow-respire-melhor.jpg

Viver num ambiente sujo e poluído, respirando uma grande concentração de alergénios todos os dias, compromete a saúde respiratória das pessoas alérgicas.

O sistema Rainbow mantém a casa limpa, removendo pó e ácaros de todas as superfícies. Na sua função de purificador de ar, este equipamento complementa a eliminação de alergénios em circulação.

Conheça melhor este purificador de ar e todas as vantagens que a Rainbow oferece. Beneficie deste poderoso aliado para vencer a batalha contra as alergias. 

Rainbow

Rute Silva

Publicado a 15 abril 2024

Artigos Relacionados