APOIO AO CLIENTE 2ª A SÁBADO

Limpeza8 min de leitura

Saiba como limpar almofadas de forma profunda para eliminar ácaros e bactérias

Rainbow

Elsa Mendes

Publicado a 14 março 2024

Rainbow

Já pensou que, durante as horas de sono, as suas vias respiratórias estão sobre a almofada e junto ao colchão? Quando estas superfícies estão contaminadas é natural que acorde congestionado, com comichão nos olhos, na garganta e no nariz e vontade de espirrar. 

Limpar almofadas em profundidade é a melhor forma de as manter higienizadas e livres de alergénios. Com alguns cuidados, é possível prevenir o agravamento de sintomas de alergias e outros problemas respiratórios enquanto dorme.

Todos estes sintomas podem ser minimizados através de uma limpeza regular das almofadas. Continue a ler este artigo e descubra:

  • Porque é tão importante limpar almofadas com regularidade;
  • Como a Rainbow ajuda na eliminação de fungos, ácaros e bactérias;
  • Como limpar almofadas usando a Rainbow; 
  • 5 Dicas de manutenção para manter as almofadas impecáveis.
saiba-como-limpar-almofadas-de-forma-profunda-para-eliminar-acaros-e-bacterias-rainbow.jpg

A importância de limpar almofadas com regularidade 

Sabia que a cama onde dorme é um dos principais focos de alergénios de toda a casa? As almofadas, cobertores, edredons e o próprio colchão reúnem condições ideais à multiplicação de ácaros. 

Durante a noite, cada pessoa passa muitas horas a respirar ácaros (e os seus dejetos), bactérias e esporos de fungos. É por este motivo que tanta gente acorda com sintomas de alergias. 

O calor e a humidade natural do corpo geram um ambiente propício à proliferação de alergénios e agentes causadores de doenças. Dormir neste ambiente é muito prejudicial para a saúde. 

Limpar almofadas, colchões e roupas de cama com frequência é uma maneira simples e eficaz de respirar melhor enquanto dorme e proteger a sua saúde respiratória. 

Problemas com fungos, ácaros e bactérias: Como a Rainbow ajuda na eliminação destes alergénios

Nas nossas casas, convivemos todos os dias com grandes quantidades de micróbios causadores de doenças e alergias, como ácaros, fungos e bactérias. Usar equipamentos de limpeza desenvolvidos para os eliminar contribui para proteger a saúde de toda a família.

saiba-como-limpar-almofadas-de-forma-profunda-para-eliminar-acaros-e-bacterias-rainbow-limpeza.jpg

O sistema de limpeza Rainbow é muito eficaz para limpar almofadas, colchões e também na purificação do ar, pois possui duas tecnologias de filtragem que se complementam entre si:

  • Um filtro de água dinâmico;
  • Um eficiente filtro HEPA.

O ar sujo aspirado é forçado a passar no filtro de água, onde os detritos de maior dimensão ficam retidos. O fluxo de ar prossegue até ao filtro HEPA, que aprisiona 99.97% das partículas de sujidade, incluindo ácaros, pó, fungos e bactérias.

Limpar almofadas em profundidade? É fácil com a Rainbow

Usando o sistema Rainbow para desinfetar e limpar almofadas tem duas opções de higienização:

Aspiração regular

saiba-como-limpar-almofadas-de-forma-profunda-para-eliminar-acaros-e-bacterias-rainbow-limpeza-regular.jpg

Ao fazer a cama, aspire bem ambas as faces de cada almofada, para eliminar pó, ácaros e outros alergénios. Alcance uma limpeza mais profunda e eficaz, aspirando também o colchão. 

Limpeza a vácuo

saiba-como-limpar-almofadas-de-forma-profunda-para-eliminar-acaros-e-bacterias-rainbow-limpeza-vacuo.jpg

Outra possibilidade é usar o sistema de limpeza a vácuo para limpar almofadas, cobertores, edredons e outras peças acumuladoras de alergénios. Basta colocar tudo no saco próprio e usar o aparelho para remover o ar durante 30 segundos. 

5 Dicas de manutenção para depois de limpar as almofadas

Se quer manter um ambiente mais limpo e seguro para dormir, além de limpar as almofadas com regularidade, siga estas recomendações:

saiba-como-limpar-almofadas-de-forma-profunda-para-eliminar-acaros-e-bacterias-rainbow-checklist.jpg

1. Use revestimentos protetores anti-ácaros

Existem revestimentos próprios que pode usar para forrar as almofadas e reduzir os níveis de ácaros na cama.

2. Troque e lave as fronhas com frequência

Limpar as almofadas a vácuo ou na máquina (se o material o permitir) é um bom método para eliminar ácaros. Mudar e lavar as fronhas com regularidade é também essencial.

3. Prefira almofadas laváveis e de fibras sintéticas

Os melhores materiais para travar a propagação de ácaros nas almofadas são as fibras sintéticas laváveis. Evite almofadas de penas ou com outros componentes animais, pois são mais propícias à acumulação de ácaros e bactérias.

4. Deixe as almofadas ao sol sempre que possível

Além de limpar as almofadas, eliminar a humidade também reduz a concentração de ácaros e impede a instalação de fungos. Em dias secos, exponha as almofadas ao sol para secar bem as fibras interiores.

5. Substitua as almofadas a cada 3 anos

Uma almofada velha pode acumular grandes concentrações de ácaros, fungos e outros agentes potenciadores de doenças. Por isso, a cada 3 anos, deve substituir a sua almofada por uma nova. 

Elimine alergénios da cama e durma melhor com a Rainbow

Limpar almofadas e higienizar o colchão são cuidados básicos, mas muito eficazes, para eliminar ácaros e outros alergénios da sua cama. 

O sistema de limpeza Rainbow simplifica a higienização doméstica, para poder dormir melhor e acordar sem sintomas de alergias.

Rainbow

Elsa Mendes

Publicado a 14 março 2024

Artigos Relacionados