APOIO AO CLIENTE 2ª A SÁBADO

Limpeza8 min de leitura

Como uma limpeza regular do colchão pode melhorar a qualidade do seu sono

Rainbow

Rute Silva

Publicado a 15 abril 2024

Rainbow

Dormir bem e sem despertar ao longo de toda a noite é encarado por muitas pessoas como um verdadeiro luxo. Se tem dificuldade em adormecer ao deitar, ou se acorda várias vezes durante o sono, isso pode significar que está na altura de fazer uma limpeza ao colchão.

Neste artigo, vai ficar a conhecer:

  • O impacto da limpeza do colchão no sono;
  • 4 Benefícios da remoção de ácaros, bactérias e alergénios na limpeza do colchão;
  • 3 Dicas para uma limpeza de colchões mais eficaz.
como-uma-limpeza-regular-do-colchao-pode-melhorar-a-qualidade-do-seu-sono-rainbow.jpg

Qual o impacto da limpeza do colchão no sono

Dormir num colchão sujo, noite após noite, pode prejudicar a qualidade do sono, impedindo que tenha um descanso reparador. 

A humidade acumulada num quarto quente e fechado durante a noite, aliada ao calor corporal, cria as condições ideais para a multiplicação de ácaros, fungos e bactérias na cama. Tudo isto acaba por gerar um ambiente nocivo, que atrapalha o sono: 

Nariz obstruído pela rinite

como-uma-limpeza-regular-do-colchao-pode-melhorar-a-qualidade-do-seu-sono-rainbow-nariz-obstruido.jpg

Uma grande concentração de ácaros no colchão agrava os sintomas de alergia enquanto dorme. O resultado é a obstrução nasal, que provoca grande desconforto e interrompe os ciclos de sono, por obrigar a respirar pela boca.

Colchão com cheiro a mofo

como-uma-limpeza-regular-do-colchao-pode-melhorar-a-qualidade-do-seu-sono-rainbow-colchao-com-cheiro-a-mofo.jpg

Um colchão sujo, húmido e pouco cuidado é um local propício à propagação de fungos. Em pouco tempo, o odor a mofo alastra pelo colchão, criando um ambiente muito desagradável para dormir.

Boca seca e garganta irritada

como-uma-limpeza-regular-do-colchao-pode-melhorar-a-qualidade-do-seu-sono-rainbow-boca-seca-dor-de-garganta.jpg

Quando a respiração é feita pela boca, as mucosas secam, gerando irritação na garganta. Esta é mais uma causa para múltiplos despertares noturnos. O resultado são noites mal dormidas e a sensação de acordar com uma fadiga extrema.

Por tudo isto, fazer uma regular limpeza de colchões é um aspeto fundamental para garantir noites descansadas e mais energia e vitalidade no dia a dia.

4 Benefícios da remoção de ácaros, bactérias e alergénios na limpeza do colchão

1. Atenuação dos sintomas de alergias

Os sintomas de alergias respiratórias (espirros, comichão nos olhos, no nariz e na garganta) podem provocar um sono leve e vários despertares noturnos. 

Ao eliminar os alergénios da cama, através de uma eficaz limpeza do colchão, vai conseguir noites de sono mais tranquilas e reparadoras.

2. Prevenção de doenças

Quando dorme num colchão sujo, contaminado por fungos e bactérias, a sua saúde fica em risco. Durante a noite, pode estar a inalar partículas causadoras de doenças sem se aperceber. 

Limpar o colchão da forma certa e com regularidade é uma segurança para preservar a sua saúde e um sono de qualidade.

3. Melhoria da qualidade do sono

Criar um espaço seguro e higienizado no quarto passa pela limpeza do colchão. Ao dormir numa cama limpa e sem odores desagradáveis notará uma melhoria da qualidade do sono. 

Quando descansa num ambiente livre de ácaros, esporos de fungos e outros alergénios, conseguirá boas noites de repouso, acordando com mais vigor e energia.

4. Aumento da durabilidade do colchão

Arejar e limpar o colchão com frequência também contribui para manter as suas fibras e materiais em boas condições durante mais tempo.

Assim, cuidar do seu colchão ajuda a mantê-lo sempre limpo, contribuindo para a sua saúde, mas também permite aumentar a sua durabilidade.

como-uma-limpeza-regular-do-colchao-pode-melhorar-a-qualidade-do-seu-sono-rainbow-checklist.jpg

3 Dicas para uma limpeza de colchões mais eficaz

Para limpar o colchão bastam alguns minutos, desde que utilize os equipamentos adequados e mantenha uma rotina de higienização periódica. Siga estas dicas e respire melhor durante a noite: 

como-uma-limpeza-regular-do-colchao-pode-melhorar-a-qualidade-do-seu-sono-rainbow-limpeza.jpg

Aspirar com regularidade ambas as faces do colchão

Uma vez por semana é conveniente trocar a roupa de cama. Aproveite esse momento para fazer uma aspiração completa de ambas as faces do colchão. Limpar o colchão com um aspirador de qualidade vai eliminar ácaros e bactérias, prevenindo a sua multiplicação.

como-uma-limpeza-regular-do-colchao-pode-melhorar-a-qualidade-do-seu-sono-rainbow-capa-protecao.jpg

Revestir o colchão com capas protetoras anti-ácaros

Depois da limpeza do colchão pode usar um resguardo anti-ácaros para preservar a higiene. Elaborados com uma tecnologia antimicrobiana, estes revestimentos matam os ácaros e mantêm o colchão limpo por mais tempo.

como-uma-limpeza-regular-do-colchao-pode-melhorar-a-qualidade-do-seu-sono-rainbow-edredao.jpg

Lavar a roupa de cama em água quente (acima de 55º C)

Para complementar a limpeza de colchões em sua casa, deve lavar a roupa de cama (lençóis, fronhas, cobertores e colchas) uma vez por semana, a uma temperatura de pelo menos 55o C. Assim, eliminará os ácaros e outros micróbios patogénicos.

Limpeza de colchões com a Rainbow, para noites tranquilas

O sistema Rainbow é o seu melhor aliado para a higienização de colchões, pois permitirá poupar tempo e dinheiro na contratação de serviços de limpeza de colchões.

Ao remover mais de 99.97% das partículas aspiradas, a concentração de ácaros e bactérias na cama diminui de forma significativa. O resultado? Noites tranquilas, um sono reparador e mais energia ao despertar.

Rainbow

Rute Silva

Publicado a 15 abril 2024

Artigos Relacionados