APOIO AO CLIENTE 2ª A SÁBADO

Limpeza8 min de leitura

Limpeza de carpetes: Como escolher técnicas e produtos de limpeza seguros

Rainbow

Rute Silva

Publicado a 15 abril 2024

Rainbow

Na limpeza de carpetes em casa, importa zelar pela segurança, tanto na proteção dos materiais da carpete, como da sua saúde. Escolher produtos seguros para otimizar a limpeza de carpetes garante que as fibras ficam bem higienizadas, sem causar danos nem alterações das cores. 

Com a leitura deste artigo, ficará a saber:

  • Por que é tão importante ler os rótulos dos produtos de limpeza de carpetes;
  • Quais os produtos recomendados para a limpeza de diferentes tipos de carpetes;
  • Alternativas naturais e soluções caseiras para a limpeza de carpetes.
limpeza-de-carpetes-rainbow.jpg

Por que é tão importante ler os rótulos dos produtos de limpeza de carpetes?

Se tem preocupações com a higiene do lar, saiba que ler os rótulos dos produtos de limpeza é o ponto de partida para escolher soluções seguras e eficazes.

Para fazer a limpeza de carpetes e tapetes em casa, existem vários produtos específicos, que atuam de formas diferentes. Como tal, importa conhecer e comparar para escolher o melhor.

Há 3 tipos de informação fundamental nos rótulos destes produtos:

Alertas de segurança

Indicações como “irritante”, “nocivo” ou “comburente” ajudam a compreender os efeitos adversos possíveis de usar ou de misturar certas substâncias químicas presentes em produtos de limpeza.

Conhecer e respeitar estes alertas é uma maneira de garantir a sua segurança durante os trabalhos de limpeza de carpetes.

Informação sobre dosagem e aplicação

Muitas vezes, um produto de limpeza de carpetes é ineficaz ou produz efeitos indesejados apenas porque foi mal utilizado. 

Seguir as indicações sobre o modo de aplicação e a dosagem é crucial para obter bons resultados ao limpar carpetes.

Dados sobre ingredientes e alergias

Para pessoas mais sensíveis, ter conhecimento sobre componentes causadores de alergias pode fazer toda a diferença. Nesse sentido, mesmo antes de comprar um produto de limpeza de carpetes, ou qualquer outro, é importante ler os rótulos.

limpeza-de-carpetes-rainbow-simbolos.jpg

Produtos recomendados para a limpeza de carpetes de diferentes tipos

Para a limpeza de carpetes de fibras naturais

limpeza-de-carpetes-rainbow-fibras-naturais.jpg

Comece sempre a tarefa de limpeza de carpetes com uma aspiração profunda. Para lavar carpetes e tapetes de fibras naturais, como lã ou algodão, use detergentes suaves de pH neutro e água fria. Em alternativa, aplique um detergente em espuma seca, que dispensa o uso de água. 

Após a limpeza, é importante evitar pisar estes tapetes enquanto ainda estão húmidos, para manter intacta a forma e estrutura das fibras.

Para a limpeza de carpetes de fibras sintéticas

limpeza-de-carpetes-rainbow-sintetico.jpg

Depois de aspirar bem, pode lavar as suas carpetes sintéticas usando uma solução de água e um detergente próprio, de pH neutro e que faça pouca espuma.

Após a limpeza e enxaguamento das fibras da carpete deixe-a secar na totalidade antes de pisar ou colocar objetos sobre as fibras. Este cuidado preserva a estrutura destes materiais.

Para a limpeza de carpetes muito sujas

limpeza-de-carpetes-rainbow-manchada.jpg

Uma utilização intensiva, derrames acidentais ou pegadas são algumas das principais causas para que a carpete fique suja e com manchas. Para as remover com eficácia vai precisar de um detergente mais forte, de pH alcalino, insistindo nas zonas mais encardidas.

Se as nódoas forem de comida ou gordura, limpar com uma solução de água com um pouco de detergente enzimático pode resultar.

 

Dica extra: Teste sempre os produtos de limpeza de carpetes numa pequena área escondida. 

 

Alternativas naturais e soluções caseiras para a limpeza de carpetes

Para remover nódoas de gordura

É possível eliminar nódoas de gordura fazendo uma limpeza de carpetes menos agressiva, à base de equipamentos e produtos ecológicos.

Aplique sobre as manchas uma camada de amido de milho ou pó de talco. Deixe atuar durante algumas horas e remova o produto. Pode repetir este processo até a nódoa desaparecer.

Para afastar maus odores

Se quer remover cheiros desagradáveis durante a limpeza de carpetes, como o odor a mofo, tabaco, animais ou fritos, pode arejar estas peças deixando-as ao ar livre num dia seco. 

Outra possibilidade é lavar a carpete com água e vinagre em partes iguais. Depois de seca, a carpete ficará livre de odores.

Para matar os ácaros

Após uma aspiração profunda das fibras da carpete, espalhe uma camada uniforme de bicarbonato de sódio por toda a área.

Deixe o pó agir por uma ou duas horas, matando os ácaros. Depois, volte a aspirar bem, até eliminar todos os vestígios do produto.

limpeza-de-carpetes-rainbow-checklist.jpg

Quer lavar carpetes de forma natural e ecológica? Conheça a Rainbow!

limpeza-de-carpetes-rainbow-limpeza.jpg

O sistema de limpeza Rainbow é ecológico e seguro, por recorrer apenas ao poder purificante da água para lavar carpetes. Usando o acessório Aquamate, alcançará uma limpeza eficaz e segura, apenas com água. As suas escovas rotativas lavam em profundidade as fibras das carpetes, eliminando nódoas e sujidade.

Para uma limpeza de carpetes a seco, use o detergente em espuma Rexafoamer, que absorve a sujidade sem deixar resíduos. Com a Rainbow, beneficiará de uma limpeza mais eficaz e segura das suas carpetes e tapetes.

Rainbow

Rute Silva

Publicado a 15 abril 2024

Artigos Relacionados