APOIO AO CLIENTE 2ª A SÁBADO

Qualidade do ArSaúde8 min de leitura

Descubra qual o melhor purificador de ar para a sua casa e acabe com as alergias

Rainbow

Tânia Marques

Publicado a 7 março 2023

Rainbow

A qualidade do ar que respiramos tem um grande impacto na saúde. Por isso, utilizar um purificador de ar torna o ambiente mais saudável, dentro de casa.

Neste artigo explicamos: 

  1. O que é um purificador de ar;
  2. Como funciona;
  3. Que cuidados deve ter no purificador de ar;
  4. Como escolher o melhor purificador de ar.

O que é um purificador de ar?

Cada vez mais há uma consciência de que o ar que respiramos é importante para o nosso bem-estar e para o bem estar de quem nos rodeia. Por isso torna-se fundamental ter o melhor purificador de ar.

Dentro de casa existem várias partículas invisíveis, como pó e bactérias, que quando em excesso causam problemas de saúde. Alguns dos sintomas podem ser dores de cabeça, alergias, e irritações na pele e nos olhos.

A função de um purificador de ar é purificar e renovar o ar que se encontra dentro de espaços fechados, que se pode tornar saturado com o tempo. O purificador absorve o ar, ao mesmo tempo que elimina todas as partículas prejudiciais, tornando o ambiente mais seguro e acolhedor.

Como funciona um purificador de ar?

1-purificador-ar-rainbow.jpg

O melhor purificador de ar elimina as impurezas que pairam no ar, através da absorção do ar, retendo-as em filtros. Depois, através da ventilação, o ar renovado é libertado para o exterior. Algumas das impurezas que o purificador de ar consegue eliminar, além do pó, são:

  • Bolor e mofo;
  • Fumo de tabaco;
  • Pólen;

Além disso, o purificador de ar elimina também os maus odores ao filtrar o ar, o que ajuda a um ambiente mais fresco e agradável.

Que cuidados deve ter com o purificador de ar?

Para que os resultados obtidos pelo purificador de ar sejam os melhores possíveis, deve ter atenção aos seguintes fatores:

Escolha bem o local onde vai colocar o purificador de ar

O purificador de ar deve ser colocado numa área espaçosa, onde possa ter o maior alcance possível. Se o colocar num espaço muito pequeno, os resultados serão menos eficazes.

Evite ter janelas abertas quando o purificador estiver em funcionamento

As janelas abertas são boas para arejar a casa, mas permitem a entrada de poluição exterior, o que atrapalha o trabalho do purificador de ar. Por essa razão, portas, janelas e varandas, devem estar fechadas enquanto o purificador de ar trabalha.

Substitua os filtros sempre que necessário

Os filtros vão-se gastando à medida que o purificador de ar é usado. Deve trocá-los por novos, quando estiverem gastos

É possível dar conta que os filtros estão gastos, quando há poeira visível à volta da abertura do purificador, ou quando se notam dificuldades na absorção do ar. Ainda assim, o ideal é que faça a troca de acordo com o tempo indicado no manual de instruções, ou pelo vendedor.

Como escolher o melhor purificador de ar?

Como já vimos, o purificador de ar ajuda a tornar o ambiente mais fresco, promovendo uma maior saúde respiratória. Ao escolher o melhor purificador de ar, deve ter em conta os seguintes fatores: 

2-purificador-ar-rainbow.png

Filtro de ar

O filtro de ar é muito importante, pois é nele que ficam retidas todas as impurezas. O  melhor purificador de ar deverá ter um filtro Hepa, capaz de reter todas as partículas, separando-as com alta eficiência. Desta forma, as partículas ficam impedidas de voltar a circular.

Certificação do purificador de ar

Antes de comprar o purificador de ar, verifique se o equipamento é certificado. Assim terá a certeza de que o produto produz os efeitos desejados, sem prejudicar a sua saúde.

Tamanho do aparelho

Uma vez que poderá querer utilizar o aparelho em várias divisões diferentes, o ideal é que o aparelho seja fácil de transportar. Um purificador mais leve e mais pequeno torna-se mais fácil de manusear, o que ajuda a evitar que bata em portas ou paredes durante o transporte, por exemplo. 

Consumo de energia e nível de ruído

Por fim, é importante ter em atenção o número de horas que o aparelho pode ficar ligado, uma vez que isso tem impacto nos gastos de energia. O ideal é que o purificador de ar seja desligado de vez em quando. Ao estar muitas horas ligado, pode tornar o ar seco. 

Um purificador de ar silencioso é também mais benéfico, pois pode permanecer ligado  durante a noite sem causar incómodo. 

Porquê escolher o purificador de ar Rainbow?

O sistema Rainbow pode ser considerado o melhor purificador de ar, porque reúne todas as vantagens indicadas acima e é certificado por várias entidades, tais como a Fundação Portuguesa do Pulmão e pela Fundação Americana de Asma e Alergias (AAFA).

Com o sistema Rainbow é possível remover com eficácia todas as substâncias que se encontram pelo ar, através do depósito com água, tornando o ambiente mais limpo. 

Para garantir uma total eficácia, o purificador de ar Rainbow possui um filtro Hepa, capaz de eliminar cerca de 99,97% das partículas. Tem ainda a vantagem de fazer todo este trabalho em modo silencioso, para que possa relaxar enquanto o purificador trabalha.

Rainbow

Tânia Marques

Publicado a 7 março 2023