APOIO AO CLIENTE 2ª A SÁBADO

Qualidade do Ar8 min de leitura

Guia essencial para purificar o ar da sua casa: saiba o que fazer além de utilizar um purificador de ar

Rainbow

Elsa Mendes

Publicado a 22 zembro 2022

Rainbow

Manter o ar de casa purificado é cada vez mais importante, por motivos de saúde e devido à poluição externa a que cada vez mais somos expostos. Alguns dos sintomas que surgem devido à má qualidade do ar são, por exemplo, alergias, irritações na pele e nos olhos e dores de cabeça.

Estes fatores tornam cada vez mais frequentes as questões sobre os cuidados que devem ser tidos na purificação do ar e sobre os impactos de um purificador de ar.

Neste artigo explicamos-lhe:

  • Qual importância de purificar o ar da sua casa e que diferença faz um purificador de ar;
  • Que componentes contribuem para a qualidade do ar interior;
  • Que cuidados deve ter para purificar o ar;
  • Como purificar o ar em menos de 30 minutos;

Como proteger o ar da sua casa com a ajuda de um purificador de ar?

O ar que respira tem impacto na sua saúde, uma vez que podedesenvolver ou intensificar doenças respiratórias provocadas por uma má qualidade do ar. Um purificador de ar é eficaz na eliminação de partículas nocivas à saúde e da sujidade invisível que se encontra em suspensão.

De todas as divisões, o quarto é um dos locais onde se torna mais importante usar um purificador de ar, poisa presença de ácaros e outras bactérias prejudica a qualidade do sono, assim como a saúde em geral.

Algumas das principais características do purificador de ar são:

  • O purificador de ar ajuda na limpeza de pelos de animais de estimação, ao impedir que se espalhem pelo ar e acabem por estar presentes por toda a casa.
  • Ao usar um sistema purificador de ar como a Rainbow, é possível remover com eficácia estas partículas, que acabam por ficar depositadas no filtro do purificador, para ficarem presas na água.
  • O filtro HEPA vem incluído no sistema do purificador de ar Rainbow, impedindo assim que as partículas sejam libertadas de novo. Desta forma, ajuda a prevenir o aparecimento de doenças respiratórias e garante um ambiente mais saudável em casa, livre de impurezas.

 

Um filtro de ar tem como principal função impedir a entrada de impurezas, e está presente no purificador de ar. Permitem a eliminação de bactérias e poeiras do ar, tornando-o mais respirável.

Esta limpeza do ar assume particular importância quando existem idosos e crianças pequenas, com sistemas respiratórios mais sensíveis. Para garantir um bom funcionamento, os filtros devem ser limpos ou trocados com alguma regularidade, uma vez que a sujidade se vai acumulando.    

Como melhorar o ambiente da sua casa muito para além do purificador de ar

Apesar de ser tão importante para o bem-estar, a qualidade do ar em casa é muitas vezes negligenciada. Em várias ocasiões, a qualidade do ar interior chega a ser inferior à qualidade do ar exterior, mas alguns fatores podem solucionar este problema, tais como:

 

1-guia-essencial-para-purificar-o-ar-da-sua-casa-saiba-o-que-fazer-alem-de-utilizar-um-purificador-de-ar-rainbow.jpg

Ventilação interior

A ventilação ajuda a evitar a acumulação de humidade nas paredes ou em outros locais da casa, prevenindo o aparecimento de elementos nocivos à saúde, como ácaros e fungos. Ao mesmo tempo, permite prevenir e remover maus odores.      

Recuperação de energia

Com a ajuda de um sistema de recuperação de energia, é mais fácil renovar o ar interior. Ao remover o ar de zonas mais críticas, como a casa de banho e a cozinha, por exemplo, é possível trazer o ar insuflado do exterior para os quartos e corredores.

A recuperação de energia decorre através do ar extraído para o ar insuflado criando um equilíbrio entre o ar novo e o que foi eliminado.     

Humidificação

A humidade em excesso é um problema, como já referimos, mas deve ser mantida em níveis ideais, no caso de ambientes muito secos. Em dias de muito calor, por exemplo, pode ser necessário humidificar a casa. 

A humidificação ajuda a manter os níveis de humidade ideais e contribui para purificar o ar através da filtragem da água. Um humidificador pode ajudar a uma melhor circulação do oxigénio e a reduzir o aparecimento de alergias.    

3 cuidados ajudam a purificar o ar em menos de 30 minutos, além do purificador de ar

Existem alguns hábitos que, em conjunto com a utilização de um purificador de ar, tornam a purificação do ar mais fácil e ajudam a construir um ambiente mais agradável e saudável. Eis o que pode fazer no dia a dia para tornar a sua casa mais purificada:   

Ter plantas em casa

2-guia-essencial-para-purificar-o-ar-da-sua-casa-saiba-o-que-fazer-alem-de-utilizar-um-purificador-de-ar-rainbow.jpg

Além de tornarem o interior da sua casa mais bonito, as plantas podem ser aliadas do purificador de ar, através da absorção de dióxido de carbono e da libertação de oxigénio.

Outras das vantagens de ter plantas em casa,sãoa redução da humidade em excesso e até mesmo a atenuação de odores desagradáveis.  

Escovar os animais de estimação

3-guia-essencial-para-purificar-o-ar-da-sua-casa-saiba-o-que-fazer-alem-de-utilizar-um-purificador-de-ar-rainbow.jpg

Os animais de estimação, soltam bastante pelo, e que por vezes se torna difícil de eliminar na totalidade. Além disso, os pelos espalhados afetam a qualidade do ar. Ao escovar os animais, além de contribuir para o seu bem-estar, evita a circulação de pelo ar. 

Abrir as janelas

4-guia-essencial-para-purificar-o-ar-da-sua-casa-saiba-o-que-fazer-alem-de-utilizar-um-purificador-de-ar-rainbow.jpg

Abrir as janelas irá permitir que o ar circule com mais facilidade, evitando a acumulação de humidade e o aparecimento de ácaros. Os maus cheiros são também mais eliminados com maior facilidade com as janelas ou varandas abertas.

No entanto, através das janelas podem entrar outros agentes poluentes, e por isso deve purificar o ar de seguida, com a ajuda do purificador de ar.

 

Ao combinar estes cuidados com o uso de um purificador de ar, irá tornar o ambiente da sua casa mais seguro, para si e para a sua família. Notará um impacto positivo na saúde respiratória e terá menos tendência para alergias e dores de cabeça.

Rainbow

Elsa Mendes

Publicado a 22 zembro 2022