APOIO AO CLIENTE 2ª A SÁBADO

Qualidade do Ar8 min de leitura

Perceba como funciona a tecnologia do filtro HEPA purificador do ar

Rainbow

Elsa Mendes

Publicado a 8 fevereiro 2024

Rainbow

O que distingue o poder de um filtro HEPA purificador de ar é a sua eficácia. Este tipo de filtro consegue aprisionar partículas tão pequenas que são invisíveis à vista desarmada.

Apesar da sua eficácia, este tipo de filtro surgiu já em 1940. O primeiro filtro HEPA foi projetado durante a Segunda Guerra Mundial, como parte do famoso Projeto Manhattan. O objetivo era remover do ar partículas radioativas em suspensão nos laboratórios onde decorria a pesquisa nuclear.

Se pretende saber como funciona este sistema de filtragem, continue a ler este artigo e descubra:

  • O que é um filtro HEPA purificador de ar;
  • Como funciona o sistema de filtragem HEPA num purificador de ar;
  • Quais as vantagens de usar um filtro HEPA purificador de ar.

perceba-como-funciona-a-tecnologia-do-filtro-hepa-purificador-do-ar-rainbow.jpg

O que é um filtro HEPA purificador de ar?

O que distingue o filtro HEPA purificador de ar é o seu núcleo, elaborado com uma densa rede de poliéster ou fibra de vidro. A estrutura compacta dessa rede fibrosa é a responsável pela sua capacidade de retenção.

perceba-como-funciona-a-tecnologia-do-filtro-hepa-purificador-do-ar-rainbow-rede-fibra.jpg

O sistema de filtragem HEPA (High Efficiency Particulate Air) caracteriza-se pela sua eficiência na filtragem do ar. Hoje, a versatilidade destes filtros permite que sejam usados tanto em unidades clínicas e laboratoriais, como em objetos pequenos: aspiradores de pó e aparelhos purificadores do ar, por exemplo.

Pelas suas características únicas, este filtro consegue reter 99,97% das partículas aspiradas cujas dimensões estejam acima dos 0,3 micrómetros.

A título comparativo, um cabelo humano mede cerca de 70 micrómetros de diâmetro e as bactérias possuem dimensões entre os 0,5 e os 5 micrómetros.

Como funciona o sistema de filtragem HEPA num purificador de ar?

Ao usar um equipamento purificador de ar com filtro HEPA, o ar que vai circulando ao longo do sistema mecânico do aparelho é filtrado e descontaminado. O processo decorre em várias etapas: 

1. Absorção do ar

Os aparelhos de purificação de ar possuem um sistema de ventilação que trabalha para capturar o ar ao seu redor.

2. Filtragem prévia

Alguns purificadores de ar equipados com filtro HEPA possuem um filtro de água (ou de outro tipo), que executa uma filtragem prévia. Nesta fase, ficam retidas as partículas de maiores dimensões, como pelos de animais, cabelos e poeiras.

Esta pré-filtragem prolonga a durabilidade e a eficácia do filtro HEPA, pois evita que fique sobrecarregado.

3. Passagem do ar pelo filtro HEPA do purificador

O ar é agora forçado a atravessar o filtro HEPA, composto por uma rede densa de fibras de vidro. Neste passo são removidos do ar elementos como ácaros, grãos de pólen, esporos de fungos e bactérias.

4. Emissão de ar filtrado e purificado

Na etapa final, o ar, depois de filtrado ao longo do sistema, é devolvido ao ambiente. Com a ação de um purificador de ar com filtro HEPA é possível melhorar, de forma significativa, a qualidade do ar interior em sua casa.

perceba-como-funciona-a-tecnologia-do-filtro-hepa-purificador-do-ar-rainbo-checklist.jpg

Quais as vantagens de usar um filtro HEPA purificador de ar?

O filtro HEPA pode ter diversas aplicações, integrando aparelhos como purificadores de ar, sistemas AVAC e aspiradores de pó. Em qualquer situação, dá um importante contributo para a descontaminação do ar em espaços fechados.

perceba-como-funciona-a-tecnologia-do-filtro-hepa-purificador-do-ar-rainbo-infografico.jpg

Melhora a qualidade do ar interior

Uma vez que remove alergénios, agentes patogénicos e partículas nocivas, o filtro HEPA tem uma ação importante na purificação do ar interior. Recorrer a um aparelho com este sistema de filtragem permite “limpar o ar”, ajudando a respirar melhor.

Esta vantagem é ainda mais significativa para quem sofre de alergias, asma ou outros problemas respiratórios.

Atua na prevenção de doenças 

Usar um filtro HEPA purificador de ar para controlar a presença de microorganismos em ambientes fechados é outra das possíveis aplicações.

Estes filtros conseguem reter bactérias e fungos, contribuindo para reduzir a propagação de doenças infeciosas em qualquer espaço, como salas de isolamento, por exemplo.

Protege a saúde respiratória

A sua saúde respiratória pode ser melhorada pela simples utilização de um filtro HEPA num equipamento purificador de ar.

Respirar um ar mais limpo, livre de alergénios, poeiras e outros poluentes evita os desagradáveis sintomas de alergias, bem como crises de asma, em pessoas mais sensíveis.

Conheça a Rainbow, um completo e versátil purificador de ar com filtro HEPA

perceba-como-funciona-a-tecnologia-do-filtro-hepa-purificador-do-ar-rainbow-varias-areas.jpg

A Rainbow é um sistema de purificador de ar com filtro HEPA recomendado pela Fundação Portuguesa do Pulmão para quem sofre de problemas respiratórios, como asma ou alergias.

Este completo equipamento permite purificar o ar que respira dentro de casa, bem como aspirar e limpar todas as superfícies. É uma solução de limpeza eficaz e abrangente.

Descubra o que a Rainbow pode fazer pela saúde respiratória de toda a sua família. 
 

Rainbow

Elsa Mendes

Publicado a 8 fevereiro 2024