APOIO AO CLIENTE 2ª A SÁBADO

Sistema Rainbow8 min de leitura

Manutenção de peças de aspirador Rainbow: Saiba o que fazer para desentupir a mangueira

Rainbow

Tânia Marques

Publicado a 11 junho 2023

Rainbow

Fazer a manutenção e substituição de peças de aspirador Rainbow, como a mangueira, é um cuidado regular essencial para garantir o bom funcionamento deste sistema de limpeza. Graças à sua durabilidade, a Rainbow pode ser usada ao longo de muitos anos, podendo causar algum desgaste em certos componentes.

Um dano ou entupimento na mangueira é um problema comum. Por ser um elemento alongado e flexível, pode acumular sujidade se não for limpa com regularidade. Ao usar a Rainbow como aspirador, estas peças podem ficar presas ou entupidas com algo que tenha sido sugado por engano.

Continue a ler este artigo para saber: 

  • Como saber se o problema é da mangueira de aspirador da Rainbow ou de outras peças;
  • Qual o procedimento para desentupir a mangueira;
  • Como pode adquirir todos os acessórios e peças de aspirador para a sua Rainbow. 
     

Detetou uma avaria nas peças de aspirador Rainbow? Como perceber se o problema é a mangueira entupida

Por ser um equipamento construído para durar, as peças Rainbow, no aspirador ou nos seus acessórios, são elementos que podem ser reparados ou substituídos com facilidade. Desta forma, o sistema dura mais tempo e mantém o seu poder de limpeza ao longo dos anos.

Se verificou alguma diferença no normal funcionamento da sua Rainbow, é importante tentar perceber a causa. O problema pode estar na mangueira de aspirador da Rainbow ou em outras peças. Nestes casos, basta reparar ou comprar novas peças de aspirador para a sua Rainbow.

Para identificar, de uma forma rápida, eventuais problemas de funcionamento na sua Rainbow, o aparelho possui uma luz vermelha de alerta, à esquerda do temporizador. 

 

manutencao-de-pecas-de-aspirador-rainbow-saiba-o-que-fazer-para-desentupir-a-mangueira-rainbow.jpg

Uma luz vermelha pode ajudar a identificar a origem dos problemas de funcionamento

  • Quando a luz vermelha está acesa, sem piscar, indica que há um problema na unidade principal da própria Rainbow (pode haver um encaixe mal conectado ou o motor estar a operar a uma temperatura elevada);   
     
  • Quando a luz vermelha está a piscar, existe algum problema na mangueira ou nos acessórios que funcionam a energia elétrica, como o Power Nozzle.

Outro indício de que a mangueira pode estar entupida é ouvir algo estranho quando usa a sua Rainbow, ou perceber que o poder de sucção diminuiu. Se for o caso, desligue o equipamento e siga as instruções seguintes. 
 

Passo a passo para desentupir a mangueira do aspirador da sua Rainbow

 

infografico-manutencao-de-pecas-de-aspirador-rainbow-saiba-o-que-fazer-para-desentupir-a-mangueira-rainbow.jpg

 

Desligue a Rainbow da tomada

Para manipular o aparelho em total segurança, e prevenir choques elétricos no contacto com a Rainbow ou as peças do aspirador, comece por desligar o dispositivo da tomada.
 

Remova a mangueira da Rainbow

Com o aparelho desligado, desencaixe a base da mangueira da entrada de ar, na parte da frente do dispositivo. O objetivo é ficar com o tubo da mangueira solto e desconectado da Rainbow.
 

Retire a tampa da saída de ar

Rode o equipamento e, na parte de trás, remova a tampa da saída de ar. O objetivo é expor o orifício de saída do ar para encaixar nele a base da mangueira na etapa seguinte.
 

Encaixe a base da mangueira na saída de ar

Sem forçar em demasia, conecte a base da mangueira na abertura da saída de ar. Vai verificar que o mesmo componente que retirou da parte da frente da Rainbow (no passo 2) vai agora ficar encaixado nesta abertura da parte de trás.
 

Conecte a outra extremidade da mangueira na entrada de ar

Com a base da mangueira conectada na parte traseira, deve agora encaixar a parte da frente da mangueira na entrada de ar. O que se pretende é que o bocal dessa peça do aspirador da Rainbow fique virado para o depósito de água.
 

Volte a ligar a sua Rainbow

Por fim, certifique-se que a mangueira está bem conectada à Rainbow nas duas extremidades, volte a ligar a Rainbow à corrente e ponha-a a funcionar. Vai verificar que qualquer elemento estranho que esteja retido na mangueira será expulso para o depósito de água.

Se tiver alguma dificuldade, a qualquer momento, pode entrar em contacto com a assistência Rainbow, para trocar peças de aspirador ou tirar dúvidas técnicas sobre o equipamento.
 

Precisa de peças de aspirador Rainbow? Visite a loja online!

Por vezes, o desgaste natural causado pela utilização recorrente da sua Rainbow provoca danos irreparáveis no material. Se verificar que alguma das peças de aspirador da Rainbow está danificada, o melhor é substituí-la ou pedir a sua manutenção.

 

manutencao-de-pecas-de-aspirador-rainbow-saiba-o-que-fazer-para-desentupir-a-mangueira-isolada-rainbow.jpg

 

Uma perda de força ao aspirar, um ruído anómalo ou algum odor a queimado são sinais de alerta para suspender a utilização do equipamento. Continuar a usar a Rainbow com alguma peça de aspirador estragada pode originar avarias mais sérias e difíceis de corrigir.

Na loja online da Rainbow pode encontrar peças de aspirador, acessórios e todo o tipo de consumíveis. Assim, se a mangueira da sua Rainbow está mesmo danificada, com cortes ou perfurações, deve encomendar uma nova para a substituir.

Rainbow

Tânia Marques

Publicado a 11 junho 2023

Artigos Relacionados