APOIO AO CLIENTE 2ª A SÁBADO
ENVIO GRAtUITO EM ENCOMENDAS SUPERIORES A 100€
SERVIÇO PÓS-VENDA
10 ANOS DE GARANTIA DO MOTOR
Rute Silva
Publicado a 17 maio 2024
Lavar o sofá ou limpar a seco? Esta é uma pergunta frequente quando o assunto é a higienização de sofás. Quando surgem manchas e sujidade nos estofos, a limpeza de sofás a seco é a melhor opção em muitas situações.
Por vezes, lavar um sofá com água, ou produtos de limpeza demasiado agressivos, pode provocar estragos permanentes nos seus estofos. Por esta razão, há casos em que fazer uma limpeza do sofá a seco é a decisão mais segura.
Se tem dúvidas sobre quando deve escolher limpar a seco os seus sofás, este artigo é para si. Ao longo da sua leitura vai descobrir:
Um sofá sujo pode ser uma preocupação, mas um sofá estragado é um problema ainda pior. Lavar estofos com água e detergentes inadequados pode causar danos, dependendo do material e das técnicas usadas.
A escolha dos métodos de limpeza para estofos deve ser feita com cuidado, respeitando as suas características. Estes são alguns materiais em que optar por uma limpeza a seco dos sofás é a melhor decisão:
Os riscos de aplicar água sobre um sofá de veludo envolvem alterações na cor e na textura deste material. Este é um dos tecidos que deve ser higienizado sem recorrer a água nem detergentes, para se manter macio e bonito.
Quando os estofos de um sofá são feitos em tecidos delicados, como a seda e o cetim, devem ser limpos a seco ou apenas aspirados. Este cuidado irá evitar a formação de manchas e estragos nas superfícies dos seus sofás.
A lã é um material muito suscetível a ficar deformado e a encolher quando se molha. Por este motivo, um sofá cujo revestimento contenha alguma percentagem de lã beneficiará de uma limpeza a seco.
O linho, apesar de ser um tecido forte e resistente, quando contacta com água, pode encolher e ficar enrugado. Assim, a limpeza de sofás a seco é uma escolha segura para a higienização de estofos feitos em linho.
Sempre que um sofá está sujo ou manchado, coloca-se a questão “Quando é que devemos optar pela limpeza do sofá a seco?” Há algumas situações em que esta é a melhor solução:
A limpeza do sofá a seco deve ser a primeira escolha sempre que os seus materiais e componentes assim o exijam.
Quando os estofos são elaborados em materiais delicados, como é o caso da seda ou do veludo, por exemplo, ou quando os revestimentos têm tendência a encolher (como a lã e o linho), limpar a seco é a opção mais segura, para evitar estragos.
A limpeza do sofá a seco é muito eficaz para conseguir eliminar nódoas persistentes, como as de gordura e de comida.
Nestes casos, é preferível polvilhar a área a limpar com um pó capaz de absorver gorduras (como o bicarbonato de sódio ou o pó de talco, por exemplo). Deixe agir por algumas horas e aspire bem todos os resíduos.
Um dos benefícios da limpeza de sofás a seco é evitar acumulações de humidade nos estofos. Ao dispensar a utilização de água, este tipo de higienização previne o surgimento de manchas de humidade, de mofo e maus odores nos seus sofás.
Sempre que precisar de ter os sofás da sua casa limpos e secos em pouco tempo, esta é a melhor maneira de o conseguir. Fazer uma limpeza do sofá a seco permite usar o sofá logo depois de limpar, sem necessidade de esperar horas pela sua secagem completa.
Quer opte por fazer uma limpeza de sofás a seco ou usando água, o mais importante é apostar em produtos e equipamentos de qualidade. O sistema de higienização Rainbow é tão eficiente e versátil que pode ser usado para todo o tipo de limpezas domésticas.
Se procura um método seguro e eficaz para limpar os seus sofás e estofos, que lhe permita poupar tempo e dinheiro, saiba tudo sobre a Rainbow e o seu poder de limpeza!
Rute Silva
Publicado a 17 maio 2024